
Educação para o trânsito de Umuarama atende 70 crianças da Associação Casa da Paz
A Escola de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) recebeu cerca de 70 crianças da […]


A Escola de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) recebeu cerca de 70 crianças da Associação Casa da Paz para uma aula especial sobre conceitos fundamentais de trânsito, regras e sinalizações. O objetivo foi promover o respeito ao trânsito e incentivar um ambiente viário mais humanizado.
Além das instruções teóricas, as crianças tiveram a oportunidade de explorar a mini-cidade, uma simulação de situações e sinalizações encontradas nas vias públicas. “Os visitantes aprenderam sobre o funcionamento do semáforo, as regras de rotatória e o uso adequado das ciclofaixas e preferenciais”, explicou o secretário Elizeu Vital da Silva.
Na aula especial de trânsito, as crianças foram guiadas por profissionais especializados, que compartilharam valiosas lições sobre as normas de trânsito e suas sinalizações. A interação direta com esses elementos proporciona uma aprendizagem prática e envolvente, permitindo que as crianças compreendessem melhor sua importância e como agir corretamente nas vias.
“Além disso, elas tiveram uma experiência fascinante ao visitarem a central de monitoramento da Guarda Municipal. Lá, puderam conhecer as tecnologias empregadas para garantir a ordem e a segurança no trânsito, compreendendo a importância da colaboração entre os cidadãos e as autoridades competentes na construção de um ambiente viário mais seguro e eficiente”, acrescentou o diretor da Umutrans, Reginaldo Barros.
A iniciativa da Escola de Trânsito demonstra o comprometimento com a formação cidadã e a disseminação de valores relacionados à segurança viária. “Ao fornecer conhecimentos sobre as regras e sinalizações do trânsito a escola busca promover uma mudança positiva na forma como as crianças e suas famílias encaram o trânsito”, afirmou a professora e instrutora Andressa Morando de Carvalho.
O respeito às regras de trânsito e a criação de um ambiente viário mais humanizado são fundamentais para a construção de uma sociedade mais consciente e segura. “Essa iniciativa educacional contribui para pavimentar o caminho para um futuro onde a convivência no trânsito seja baseada no respeito mútuo e na responsabilidade de cada indivíduo”, reforçou o prefeito Hermes Pimentel, que também apoia as atividades educativas nesta área.
(Assessoria)