
Milhares de pessoas prestigiam maratona de shows no aniversário de Umuarama
Programação na Santos Dumont segue nesta segunda-feira (26) com feiras e praça de alimentação


Foram quase sete horas de música no palco, uma maratona de shows, com mais de 15 artistas, intérpretes dos mais variados ritmos. E o público, que num primeiro momento criticou a ausência de nomes de expressão nacional, gostou do que viu. Tanto que lotou a praça Santos Dumont. Este é um pequeno resumo do que foi a programação artística dos 68 anos de Umuarama neste domingo (25), véspera do feriado de aniversário da cidade.
A promoção foi do Grupo Bianca de Comunicação, que inclui as rádios Massa FM e Aline FM, comandadas pela empresária Aline Ruge. A Prefeitura foi parceira na iniciativa, cedendo a estrutura necessária num ambiente preparado para a comemoração.
A Capital da Amizade comemora aniversário nesta segunda-feira (26). A programação na Santos Dumont segue nesta segunda-feira (26) com a Expoflor, a Feira de Artesanato e a praça de alimentação. Um dos principais pontos de visita no local é o avião instalado pelo prefeito Hermes Pimentel, que rapidamente caiu no gosto popular e tem tudo para se tornar um dos ícones da identidade local.
Trata-se de uma aeronave Twin Commander 680FL, já em desuso, adquirido pela Prefeitura. “Fizemos os procedimentos legais para incorporar ao patrimônio público a carcaça do avião que estava abandonado no aeroporto desde 2008. Após a retirada dos motores ele foi esquecido e estava se deteriorando, ocupando espaço no pátio e dificultando manobras”, explicou Pimentel.
E acrescentou: “Escolhemos a Santos Dumont por esta relação com o pai da aviação, um brasileiro que muito nos honra” O avião está sobre uma base fixa e à vista do público, em local de destaque – impossível não ser visto por quem circula pela praça mais movimentada de Umuarama.
A Santos Dumont é a maior praça rotatória da cidade. Reconhecida por muito tempo como a “Praça dos Bancos”, ela representa um capítulo importante da história de Umuarama. Palco de muitos acontecimentos culturais, políticos e cívicos, se destaca também por seu papel articulador no trânsito, ponto de confluência de algumas das principais avenidas que conectam a cidade de norte a sul, ligando praticamente todas as regiões à área central.
O que era apenas uma rotatória com remanescentes da mata nativa, com o avanço da ocupação urbana, na década de 1960, chegou a abrigar a estação rodoviária municipal. Projetada em outubro de 1970 e inaugurada em 31 de janeiro de 1972, pelo então prefeito João Cioni Netto, tornou-se a principal praça da cidade.
O logradouro conta com um obelisco constituído de quatro pilastras de concreto (antes revestidas com chapas de alumínio) emergindo de dentro de um espelho d’água. Após várias reformas e adequações o espelho d’água deu lugar a um piso iluminado e o obelisco, agora em concreto aparente, ganhou a companhia do novo monumento ao pai da aviação que empresta o nome à praça.