Redação Publisher do OBemdito

Colaboradores do Sicredi mobilizam voluntários para a reforma da Guarda Mirim de Umuarama

O Sicredi em parceria com o Associação Regional de Assistência ao Menor (Aram), mais conhecida como Guarda Mirim, realizarão, no […]

Imagem: Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP
Colaboradores do Sicredi mobilizam voluntários para a reforma da Guarda Mirim de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 28 de junho de 2023 às 10h34 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 06h05

O Sicredi em parceria com o Associação Regional de Assistência ao Menor (Aram), mais conhecida como Guarda Mirim, realizarão, no dia 1 de julho, o Dia de Cooperar ou Dia C, que terá o conceito das “atitudes simples movem o mundo”.

A ação é um movimento de transformação, que gera resultados positivos o ano inteiro, com cooperativas e associados trabalhando juntos pelo bem de todos. O Dia C é uma iniciativa nacional promovida pelo Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) que busca demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais.

É um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias e as ações impactam diretamente na vida de muitas pessoas e transformam realidades. Em Umuarama a prática terá impacto direto na vida dos 300 alunos da Guarda Mirim, que qualifica profissionalmente os jovens em vulnerabilidade social para encaminhá-los ao mercado de trabalho e proporcionar melhor qualidade de ensino aos alunos da entidade. 

A nossa ideia é fazer um Dia C ainda maior em Umuarama, por entendermos que a cidade tem esse potencial. Por conhecermos de perto o trabalho sério da Guarda Mirim e sabermos que eles precisam de uma estrutura melhor para atender a esses jovens, elaboramos uma proposta de reforma dos dois pavilhões e da área externa”, explica a gerente da agência do Sicredi na Avenida Londrina, Charlene Sbizero. 

O movimento será coordenado pelos colaboradores das três agências do Sicredi na cidade – na Avenida Brasil, na Avenida Londrina e no Shopping Palladium –, pela Quadra 1 Construtora e Incorporadora, e pela Prefeitura Municipal, com o apoio de diversas empresas locais e de pessoas que querem ajudar a fazer um futuro melhor. 

Já é tradição do Sicredi incentivar seus colaboradores a fazerem a diferença no local onde vivem por meio do voluntariado, que materializa o compromisso da instituição financeira com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), como as que tratam da erradicação da pobreza e da fome, educação de qualidade, trabalho digno e redução das desigualdades.
Projeto de reforma 

Em fevereiro, os organizadores verificaram que a Guarda Mirim funciona com algumas limitações de estrutura. Apesar de todas as dificuldades, a entidade conta com uma equipe de professores, psicólogos e assistentes sociais que trabalham continuamente para que haja a efetiva permanência dos adolescentes, afastando-os de diversas formas de violência e vulnerabilidade social, como consumo de drogas, evasão escolar e vínculos familiares rompidos. 

Por isso, o projeto visa revitalizar as salas de aula, para que contem com janelas e pisos novos, revisão elétrica e hidráulica, troca de telhado e de nova entrada, instalação de uma quadra de vôlei e de futebol e revitalização da sala de música. O objetivo é que projeto seja finalizado em 12 de outubro, quando é celebrado o dia das crianças. 

 “A experiência está sendo fantástica por saber que estamos fazendo o bem. Criamos uma ‘caixinha dos sonhos’, com cartinhas escritas por adolescentes atendidos pelo projeto, dizendo o que eles querem ser quando crescerem. É bem comovente ler essas histórias e saber que estamos plantando uma sementinha para o futuro deles. Tudo vale a pena quando fazemos com o coração”, relatou Charlene. 

Os interessados em ajudar o projeto de reforma podem procurar uma das três agências do Sicredi em Umuarama (PR), a Quadra 1 Construtora e Incorporadora ou a Guarda Mirim. 

Com informações Assessoria


 

 


Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas