
Prefeitura de Umuarama realiza repovoamento dos lagos com espécies nativas
A Prefeitura de Umuarama realizou mais uma etapa do projeto de repovoamento dos lagos municipais com peixes juvenis de espécies […]


A Prefeitura de Umuarama realizou mais uma etapa do projeto de repovoamento dos lagos municipais com peixes juvenis de espécies nativas, nesta quarta-feira (28). A equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal junto com prefeito Hermes Pimentel e a Polícia Militar Ambiental (PMAmb), soltaram cerca de 36 mil espécies nativas no Lago Aratimbó e também no Tucuruvi, localizado no Parque D. Pedro II.
O Lago Aratimbó recebeu 8 mil piaus, 8 mil curimbas e 10 mil lambaris e no Tucuruvi foram soltos 3 mil piaus, 3 mil curimbas e 4 mil lambaris, com tamanho médio de 5 cm.
“Além do repovoamento, também investimos na manutenção e no cuidado dos nossos lagos. Realizamos melhorias na infraestrutura e no paisagismo, recuperamos calçadas usadas para caminhadas e estamos pensando em novidades para tornar os lagos ainda mais atrativos”, comentou Pimentel.
Fernanda Mantovani, Secretária do Meio Ambiente, acrescentou que o objetivo é que os peixes da ictiofauna regional substituam gradativamente espécies exóticas que foram introduzidas quando da criação do lago, como tilápias e bagres africanos, entre outros.
“Até hoje ainda tem muita tilápia no lago. A pesca ajuda nesse controle e a reposição com peixes nativos vai aos poucos recuperando o ambiente natural”, completou.
Os peixes foram adquiridos mediante processo licitatório ao custo de mais de R$16 mil e a ação coincide com a proibição da pesca no Aratimbó, que estava liberada nos finais de semana.
Na sequência será proibida a pesca no lago para que os peixes possam se desenvolver, sendo liberada a pesca a população novamente futuramente, segundo a Polícia Militar Ambiental de Umuarama.



