
Pozzobom volta pela porta da frente e é recebido com aplausos na Prefeitura
Saiba quem são os prováveis secretários do primeiro escalão, que serão nomeados nesta terça


Celso Pozzobom entrou pela porta da frente na Prefeitura e foi recebido com palmas por alguns servidores que o aguardavam no interior do prédio. O clima foi bem diferente daquele registrado pela manhã, em que funcionários nomeados não contiveram as lágrimas na despedida (ou no até logo) de Pimentel.
Pozzobom chegou pouco depois das 13h30, quase três horas após a saída do antecessor, que volta para a função de vice. Sorridente, o prefeito chegou acompanhado pela esposa Dulce Pozzobom, que segurava um rosário. O casal deixou o carro na garagem coberta da Prefeitura e caminhou cerca de 30 metros até a porta principal. O prefeito falou rapidamente com a imprensa e disse que só vai se declarar na manhã desta terça-feira (4).
Ele se fechou no gabinete com alguns dos nomes que vão assumir o secretariado. OBemdito apurou uma possível primeira lista. De perfil conciliar e de fácil diálogo, Cleber Bomfim deve assumir a chefia de Gabinete. O titular da pasta sob Pozzobom era o advogado Luiz Genésio Picoloto, o Caco, que pode ir para o comando da toda poderosa Procuradoria Jurídica do Município.
João Megda, ficaria na Agricultura, e o ex-vereador e técnico aposentado do IAT (Instituto Ambiental do Paraná) Toninho Comparsi no Meio Ambiente. O jornalista e advogado Vânio Pressinati é o nome escolhido para a Secretaria de Comunicação. O também ex-vereador Junior Ceranto voltaria para a Indústria e Comércio. Existe uma grande dúvida sobre as pastas de Saúde e Educação.




Não há prazo para a conclusão da reunião do prefeito com a equipe. Um dos assuntos confirmados da pauta é a exoneração da grande maioria dos cargos comissionados criados por Pimentel.
Uma fonte informou que não se trata de retaliação ao agora vice-prefeito, e sim uma necessidade urgente de conter gastos com a folha de salários, que saltou, na concepção de Pozzobom, a níveis inconcebíveis.
Neste domingo, em rápida entrevista por telefone a OBemdito, não descartou a encomenda de uma auditoria da real situação financeira do município. Pimentel disse que não há o que temer. Pozzobom disse que vai tratar Pimentel da mesma forma como foi tratado. Questionado sobre que forma é essa, o prefeito foi lacônico: “Nenhuma”.
Questionado sobre uma eventual falta de apoio popular para seguir no mandato, Celso Pozzobom disse apenas que está pronto para trabalhar e que a situação será revertida. “Umuarama vai andar para frente”, disse.
Na despedida da função, nesta segunda pela manhã, Pimentel deixou claro que faz oposição ao prefeito e que, como vice, vai cobrar para que projetos iniciados em sua gestão de 365 dias não sejam arquivados.
Operação Metástase
Pozzobom foi afastado do cargo pelo TJ-PR em setembro de 2021, por conta das investigações do Ministério na Operação Metástase, que apontou desvios milionários do Fundo Municipal de Saúde. O gestor também foi proibido de entrar no prédio da Prefeitura e teve R$ 120 mil de suas contas bancárias bloqueados. Todas essas penalidades impostas preventivamente no âmbito criminal foram derrubadas com a decisão deste sábado (1/8).
Era o que faltava para o seu regresso ao cargo, uma vez no último dia 5 de junho a 4a Câmara Cível do TJ-PR já havia decidido por invalidar a cassação do prefeito, pela Câmara de Vereadores.