Redação Publisher do OBemdito

Ambulatório de Infectologia de Umuarama inicia programação especial pelo Julho Amarelo

O Ambulatório de Infectologia de Umuarama anunciou hoje que estarão com uma programação especial pelo Julho Amarelo, mês da conscientização sobre […]

Imagem Freepik
Ambulatório de Infectologia de Umuarama inicia programação especial pelo Julho Amarelo
Redação - OBemdito
Publicado em 4 de julho de 2023 às 14h03 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 05h47

O Ambulatório de Infectologia de Umuarama anunciou hoje que estarão com uma programação especial pelo Julho Amarelo, mês da conscientização sobre as hepatites virais, quando o mundo inteiro aborda as hepatites virais, um grave problema de saúde pública.  

O ambulatório acompanha, entre outros casos, pacientes com doenças no fígado, conforme encaminhamento do SUS (Sistema Único de Saúde). Na cidade haverá uma série de palestras, imunizações e testagem rápida, tudo sem custo algum para a população. 

“A doença pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos comum no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia”, explicou Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório de Infectologia. 

A coordenadora relata que quaisquer casos positivos de hepatites registrados em Umuarama são automaticamente encaminhados para o Ambulatório de Infectologia, para avaliação e tratamento. 

“Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, define. 

A psicóloga Lucinéia Ceolin, acompanhada da estagiária Lorena Ruiz, farão palestras sobre hepatites B e C no Caps AD na quinta-feira (6) das 8h30 às 9h30, no Hospital Santa Cruz no dia 14 das 9h às 10h e no dia 28, das 15h às 17h e no próprio Ambulatório no dia 28, das 8h30 às 10h, onde usuários do Centro Pop serão levados para fazer testagem rápida. 

“As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. O impacto dessas infecções acarreta aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada às do HIV e tuberculose”, observa Ceolin. 

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas