
Abrindo último mês epidemiológico da dengue Umuarama registra 451 casos confirmados
O ano epidemiológico da dengue termina neste mês de julho e Umuarama soma 451 casos confirmados da doença, 73 deles […]


O ano epidemiológico da dengue termina neste mês de julho e Umuarama soma 451 casos confirmados da doença, 73 deles foram contabilizados nos últimos 15 dias. Dentre os pacientes diagnosticados com dengue, dois tiveram complicações mais sérias, uma pessoa morreu e outras duas mortes suspeitas estão sendo investigadas pelo comitê estadual de monitoramento da doença, que atingiu 100 localidades dentro do município de Umuarama.
Os maiores volumes de casos estão nas regiões das unidades de saúde Bem-Esta, com 42 positivos, e Centro de Saúde Escola com 40. Há ainda 245 casos suspeitos em investigação e mais de 2.4mil foram descartados.
O boletim semanal emitido pela Secretaria Municipal da Saúde, nesta segunda-feira (3), informa também 17 notificações de suspeita de febre chikungunya no mesmo período, das quais cinco foram confirmadas, oito descartadas e quatro seguem em investigação. A doença é transmitida pelo mesmo vetor responsável pelo contágio da dengue, o mosquito Aedes aegypti.
MAPA DA DENGUE
Treze unidades de saúde da cidade, mais os distritos de Lovat e Vila Nova União enfrentam surto de dengue, conforme o boletim da Secretaria de Saúde. Outras cinco UBS (Jabuticabeiras, Primeiro de Maio, Panorama, Industrial e Jardim São Cristóvão) está em situação de alerta para a doença, com base no percentual de casos registrados em relação ao número de habitantes.
Os distritos de Serra dos Dourados e Roberto Silveira têm baixa incidência de casos, enquanto Santa Eliza e Nova Jerusalém não registraram nenhum exame positivo no atual ano epidemiológico. Na cidade, também registram alto índice de casos as UBS Cidade Alta (31), Vitória Régia (29), Guarani/Anchieta e Posto de Saúde Central (28 cada) e Jardim Lisboa (27).