
Serviço de Atendimento Psicológico de Umuarama realiza festa julina nesta sexta-feira
Com uma equipe de 15 psicólogos, o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) da Secretaria de Saúde de Umuarama realizou 3.231 […]


Com uma equipe de 15 psicólogos, o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) da Secretaria de Saúde de Umuarama realizou 3.231 consultas durante o mês de junho. São pacientes de todas as idades, encaminhados pelas unidades de saúde da cidade e dos distritos.
E para proporcionar horas de entretenimento, diversão e apoio à socialização, a instituição realiza nesta sexta-feira (7) o ‘Arraiá do SAP’, festa julina para usuários, seus familiares e também aberta para a população.
Segundo Nathalia Ynae Marrique Giroldo, psicóloga responsável pelo SAP, tudo já está preparado para receber os visitantes. “Passaremos horas agradáveis, das 8h às 11h30. O ambiente foi todo decorado com o tema, vamos ter várias comidas típicas, cachorro quente, chá, chá de chocolate, refrigerante e muitas outras delícias.”, resume.
Ela informa que os atendimentos não serão interrompidos, mas as pessoas poderão se servir à vontade na recepção. “No período da tarde o SAP vai fechar para que possamos reunir a equipe, discutir os casos e confraternizar também”, relata. A psicóloga conta que o número de pessoas que buscam atendimento continua aumentando.
“No mês passado a UBS que mais encaminhou pacientes foi a Guarani/Anchieta. No geral, as demandas mais recebidas foram ansiedade, depressão, síndrome do pânico, transtorno bipolar, ideação suicida, transtorno do espectro autista (TEA), dificuldades na aprendizagem e conflitos familiares”, detalha.
Nathalia conta ainda que a maioria dos pacientes é composta por mulheres, mas também há atendimento a muitos homens, crianças, adolescentes e idosos. “Fazemos quase 150 atendimentos por dia. Os casos urgentes são encaixados diretamente. Temos em nosso rol de pacientes cerca de 120 crianças, adolescentes e adultos com TEA em processo de cuidado neste momento”, descreve.
O SAP atende a crianças com idade a partir de 6 anos até idosos com mais de 90 anos. “Crianças com TEA, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno opositor desafiador (TOD) já começam a ser atendidas a partir de um ano de vida. E as consultas (sessões) são realizadas conforme as necessidades, variando de acordo com a demanda, podendo ser semanais ou quinzenais”, informa.
Serviço – Arraiá do SAP (Serviço de Atendimento Psicológico)
Festa Julina – Data: 07/07 – Sexta-Feira – Horário: das 8h às 11h30 – Local: SAP – Rua Desembargador Lauro Lopes nº 3550 (fundos do Hemonúcleo) – Entrada: Grátis – Informações: (44) 3906-1159 e 98402-9642.
(Assessoria PMU)