
Inscrições para Conferência da Assistência Social de Umuarama se encerram nesta terça-feira
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) coordenou na última quinta-feira (6), ao lado da Secretaria Municipal de Assistência, no […]


O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) coordenou na última quinta-feira (6), ao lado da Secretaria Municipal de Assistência, no teatro do Centro Cultural Vera Schubert, a pré-conferência da 13ª Conferência Municipal da Assistência Social, reunindo membros de entidades socioassistenciais públicas e privadas, entes governamentais, trabalhadores e representantes de usuários do sistema.
A conferência acontece na próxima quinta (13) e as inscrições serão aceitas via formulário on-line (clique aqui) até esta terça (11). A palestra principal será proferida pela assistente social Simone Beatriz Ferrari, pós-graduada em Fundamentos do Trabalho em Serviço Social (Unioeste), Políticas Sociais, Gestão Pública, Controle Social, Planejamento e Orçamento das Políticas Sociais, além de ser professora universitária.
Na reunião de quinta-feira, cinco eixos que vão nortear as discussões da conferência (sobre aspectos como financiamento; controle social; articulações entre os segmentos; serviços, programas e projetos; benefícios e transferência de renda) foram abordados pela assistente social Ilza Reghini. O secretário da Assistência Social, Amós Westphal, abriu o encontro agradecendo as presenças de todos e destacando a importância na troca de ideias e da organização para o sucesso da conferência.
“Estamos levantando informações para iniciarmos um novo trabalho no setor. Em breve vamos conversar com os servidores, apresentar e ouvir propostas, e estabelecer um projeto onde a prioridade maior será o usuário, serão as pessoas atendidas pelos serviços que o município oferece ao lado dos nossos parceiros”, afirmou Amós, que assumiu a secretaria nesta semana.
A presidente do CMAS, Annie Cristiny Lopes de Araujo, representante da Associação Regional de Assistência ao Menor (Aram), parabenizou os participantes já inscritos na conferência, para discutir e entender o momento da assistência social no município, a fim de planejar futuras ações.
“Precisamos pensar mais nos usuários, nas pessoas que buscam atendimento nos serviços sociais. Por isso devemos entender os eixos propostos, discutir ações efetivas e buscar soluções”, afirmou, agradecendo a presença de todos na pré-confertência, incluindo representantes de usuários dos distritos de Umuarama.
Já a assistente social Ilza Reghini falou da necessidade de se reorganizar equipes e estruturas da assistência social, após mudanças decorrentes da pandemia e do cenário socioeconômico no país. Segundo ela, é importante entender bem o sistema e trabalhar em equipe para prestar um serviço de qualidade.
“Além disso, ocorrem trocas rotineiras de trabalhadores e profissionais atuantes no setor, por isso as equipes precisam de atualização constante para mostrar aos usuários que o atendimento dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social), por exemplo, não é apenas distribuir cestas básicas, mas garantir direitos do cidadão”, completou.
Conferência
No próximo dia 13, a conferência começa às 8h30, após o credenciamento e o café da manhã, com a votação do regimento interno. Haverá palestra e debate e, na parte da tarde, apresentações artísticas, trabalhos em grupo e elaboração das propostas relacionadas a cada eixo de discussão. O encerramento está previsto para as 17h.
A conferência tem a atribuição de avaliar a situação da assistência social no município, sob a perspectiva do Sistema Único da Assistência Social (Suas), e propor diretrizes para o aperfeiçoamento. Terá como tema central “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos”.
O formulário de inscrição deve ser preenchido on-line. Mais informações podem ser obtidas no CMAS, pelos fones (44) 3906-1019, 3906-1092 ou 98457-1109 e ainda pelo e-mail: cmas@umuarama.pr.gov.br.
(Assessoria PMU)