
Sob forte comoção, Umuarama sepulta vítimas do desastre aéreo na Serra do Mar
Corpos foram velados por familiares e amigos neste sábado (8), pela manhã e à tarde


Sob forte comoção, foram sepultados no final da tarde deste sábado (8) os corpos de Heitor Genowei Junior, 42 anos, Felipe Furquim de Oliveira, 35 anos, e Jonas Borges Julião, 37 anos, vítimas do acidente aéreo na Serra do Mar, no litoral paranaense. O funeral reuniu centenas de pessoas, entre amigos e parentes dos três umuaramenses.
Os corpos chegaram a Umuarama no início da manhã. As três primeiras horas de velório foram reservadas somente aos familiares, em salas separadas de uma capela mortuária particular. Em seguida foram levados para o ginásio de esportes Amário Vieira da Costa, que permaneceu aberto ao público. Às 16h15 foram iniciadas celebrações ecumênicas, com pregações e louvores.
Um a um, respeitando um intervalo de 15 minutos, os corpos foram levados ao Cemitério Municipal, que fica ao lado do ginásio. Dentro de veículos com luzes de alerta ligadas, policiais militares e soldados do BPFron (Batalhão de Fronteira) do Paraná escoltaram os féretros, em forma de homenagem.

Felipe Furquim de Oliveira era servidor nomeado do governo do Estado. Iniciou o serviço público no antigo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), hoje IAT (Instituto Água e Terra), chegou à chefia do escritório regional do órgão em Umuarama e atualmente desempenhava a função de diretor da Casa Civil.
Heitor Genowei Junior, o Juninho do Posto, teve a nomeação publicada no Diário Oficial do Estado na quinta-feira da semana passada, 29 de junho, como diretor-presidente do Serviço Social Autônomo Viaje Paraná.
Jonas Borges Julião era o piloto do avião Piper Arrow que caiu na região conhecida como Serra das Canavieiras, na Serra do Mar, no litoral paranaense. Ele também era proprietário de uma empresa de instalação de ar condicionado automotivo na cidade.
Os destroços da aeronave de pequeno porte foram encontrados pelas equipes de resgate da FAB (Força Aérea Brasileira) e do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná por volta das 14h desta sexta-feira (7), depois de quase 50 horas do desaparecimento. Dias de extrema angústia, que terminou com um final trágico, com repercussão em todo o País.
Piloto e passageiros deixaram o aeroporto regional Orlando de Carvalho às 7h50 da última segunda-feira, com destino a Paranaguá. O pouso no destino estava previsto para as 10h30. Às 10h20 o monomotor sumiu do radar. De acordo com os bombeiros, foi nesse momento que aconteceu o desastre, a pouco mais de 20 quilômetros da pista programada para a aterrissagem.
A viagem era de trabalho. Heitor e Felipe tinham um encontro agendado no atracadouro do porto que, em breve, deve receber grandes navios de turismo.
Bastante emocionado, o secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes, permaneceu durante todo o velório em Umuarama, ao lados dos familiares das vítimas. Felipe foi coordenador regional da campanha vitoriosa de Nunes em 2022, para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Nunes nunca escondeu o entusiasmo diante do crescimento do pupilo, que nunca escondeu o sonho de entrar de vez para a carreira política, disputando um cargo eletivo.