Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Cenipa inicia investigações para apurar causas da queda do avião que vitimou umuaramenses  

O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) iniciaram as investigações para apurar os motivos da queda do avião […]

Cenipa inicia investigações para apurar causas da queda do avião que vitimou umuaramenses  
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 10 de julho de 2023 às 11h51 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 05h29

O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) iniciaram as investigações para apurar os motivos da queda do avião monomotor que levava os 3 umuaramenses, Jonas Borges Julião, Heitor Genowei Junior e Felipe Furquim de Oliveira, e que acabou desaparecendo na Serra das Canavieiras, na Serra do Mar, no litoral paranaense. 

A Força Aérea Brasileira informou que a conclusão das investigações será realizada no menor prazo possível dentro complexidade da ocorrência e da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

As investigações estão sendo realizadas pelo do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), de Canoas (RS), e as técnicas utilizadas neste primeiro momento são específicas e envolvem coleta e confirmação de dados, prevenção de indícios, verificação inicial de danos causados à ou pela aeronave.  

Possível causa da queda 

As primeiras informações repassadas pelo pelo major Fabrício Frazatto dos Santos, comandante do Corpo de Bombeiros de Paranaguá, nesta sexta-feira (7), levantaram a hipótese que o piloto do avião Piper Arrow tenha guiado muito abaixo do esperado devido a neblina e tempo chuvoso do local, o que teria comprometido a comunicação com a torre e pode ter resultado na queda. 

O avião foi localizado graças a um relógio de uma das vítimas que era equipado com GPS e a última localização geográfica levou os profissionais até o local do impacto.  

(Com informações Band News)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas