Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Entregador filma cobras ao lado de área de lazer para crianças no Ibirapuera, em Umuarama

Fato gera preocupação, principalmente pela proximidade com um parque infantil

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Entregador filma cobras ao lado de área de lazer para crianças no Ibirapuera, em Umuarama
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 14 de julho de 2023 às 18h14 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 05h09

Nesta semana um entregador que passava por uma área de bosque no Parque Ibirapuera, em Umuarama, flagrou uma cena que apesar de não acontecer todos os dias, é preocupante, porque tem se tornado cada vez mais frequente. Ao trafegar ao lado do bosque, ele viu duas cobras cascavéis enroladas na entrada de um matagal, que fica nas imediações de uma área de lazer para crianças.

A cena chamou a atenção e, após filmar os animais, ele compartilhou com amigos em um grupo de WhatsApp, se espalhando rapidamente e gerando, além da curiosidade das pessoas, também preocupação, principalmente para os moradores que residem no bairro.  

“Tenho uma menina que brinca direto na pracinha, sempre ficamos de olho. Aqui dentro de casa já apareceu [cobra], esses tempos atrás. É perigoso para as crianças, porque fica ao lado da área de mato. Estamos sempre juntos e cuidando”, afirma o morador, Alexandre Prieri, que reside a poucos metros da área de lazer.

Outra moradora, dona Dulça Feliz da Silva, que mora no bairro há 5 anos, também relata que já viu cobras no local, no entanto, conforme ela, o animal já estava morto. “Passei por perto, mas como não estava se mexendo, imagino que estava morta”, afirma.

Segundo as autoridades ambientais responsáveis, a aparição de cobras, não só no Parque Ibirapuera, mas em outras regiões da cidade, tem sido mais frequente do que se imagina. Somente nos últimos meses, teriam sido pelo menos sete atendimentos envolvendo este tipo de animal peçonhento.

“Orientamos para que as pessoas não toquem e não matem os animais. O mais recomendável é que nos avisem porque temos os materiais corretos para fazer a captura e o controle ambiental”, explica a tenente Marinez Imoto.

No caso do Parque Ibirapuera, existe naquela região, um bosque com vegetação de mata alta, com floresta nativa de pequeno e médio porte, o que favorece a aparição de animais como cobras, entre outros.

Conforme Vilson Simplício dos Santos, técnico do IAT (Instituto Água e Terra), com o avanço das construções em áreas onde havia apenas mata, a tendência é de que estes bichos procurem estes locais para se abrigar, no entanto, muitos acabam saindo para procurar comida e, por isso, são vistos com mais facilidade.

“Conforme a cidade vai crescendo e vão sobrando poucos lugares, elas vão procurando áreas de restinga, onde elas acabam se escondendo. Quando recebemos estes animais, se estiver tudo bem com eles, nós temos algumas regiões que levamos fora da cidade para promover a soltura sem que haja perigo para os animais e para a população”, destaca.

OBemdito entrou em contato com o Batalhão de Polícia Ambiental de Umuarama para confirmar o que teria sido feito no caso deste vídeo gravado pelo entregador, no entanto, segundo a Polícia Ambiental, não nos últimos dias não, houve registros de chamadas para aquela região.

Quem chamar em casos de cobras ou outros animais?

A orientação dos especialistas é para que em situações assim, as pessoas entrem em contato com as autoridades de segurança que são responsáveis pelo atendimento, resgate e destinação dos animais para os locais corretos. Em Umuarama, a população pode ligar para os Bombeiros (193), Força Verde (44) 3624-7630 ou IAT (3623-2300). O importante é nunca mexer com o animal ou matá-lo, se ele não estiver oferecendo perigo para as pessoas do local.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas