Redação Publisher do OBemdito

Centro Acadêmico da UEM faz pomar dentro do campus para receber novos acadêmicos

O Centro Acadêmico Umuaramense de Agronomia (Caua) da UEM em Umuarama realizou a montagem de um pomar dentro do campus […]

Fotos: Caua
Centro Acadêmico da UEM faz pomar dentro do campus para receber novos acadêmicos
Redação - OBemdito
Publicado em 13 de julho de 2023 às 07h11 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 05h16

O Centro Acadêmico Umuaramense de Agronomia (Caua) da UEM em Umuarama realizou a montagem de um pomar dentro do campus Fazenda. A ação foi desenvolvida para a recepção dos novos acadêmicos, que aconteceu há alguns dias.

O intuito foi promover o primeiro contato dos calouros com a área experimental, além de ser um espaço no qual os professores poderão utilizar para práticas de controle de pragas/doenças, técnicas de enxertias, entre outras.

A ideia da criação do pomar foi dada pelo integrante do Caua, João Pedro Hort Burlin que atualmente está no 4º ano do curso de Agronomia. Segundo o idealizador “o contato direto com a cultura proporciona ao aluno a aplicação da teoria na prática, onde auxilia seu desenvolvimento a campo, como também a dinâmica de trabalho entre equipes”.

Os calouros foram levados para a área no dia 27 para realizarem os transplantios de mudas frutíferas, dentre elas de citros, acerola, amora, romã, entre outras.

RECEPÇÃO

A recepção dos calouros da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Campus Umuarama foi organizada pelos centros acadêmicos dos cursos de Agronomia (Caua) e Medicina Veterinária (Cameve), ofertando um café da manhã aos novos graduandos, apresentações de setores e pessoas essenciais para o funcionamento do campus, além de um tour pelo espaço para que os calouros já se familiarizassem.

Além disso, visando ajudar ao próximo e para ressaltar aos calouros a importância da doação, foi realizado um trote solidário. Os calouros deveriam doar uma peça de agasalho e 1 quilo de alimento. Os donativos foram repassados para entidades do município.

“Nada melhor que fazer o bem e propagar o bem. Essas doações serão fundamentais para quem precisa, principalmente por estarmos no inverno”, disse a presidente do Centro Acadêmico Umuaramense de Agronomia (Caua), Luana Saldanha.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas