
Umuarama enfrenta surto de dengue; situação pode piorar ainda mais nos próximos dias
Apenas a região atendida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Jabuticabeiras, na área urbana de Umuarama, não está em surto […]


Apenas a região atendida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Jabuticabeiras, na área urbana de Umuarama, não está em surto de dengue. As demais 17 unidades estão com bandeira vermelha devido ao alto índice de casos confirmados da doença.
Nesta semana, mais 35 exames tiveram resultados positivos para o vírus da dengue, elevando para 574 o total de casos acumulados desde o início do atual período epidemiológico, em agosto do ano passado.
O quadro pode piorar com os resultados dos exames de 150 pacientes que estão com suspeita de infecção, após terem sido picados pelo mosquito transmissor da doença – o Aedes aegypti, que também é responsável pelo contágio da febre chikungunya, além do zica vírus e, em algumas situações, até da febre amarela.
Nos últimos 11 meses a Secretaria Municipal de Saúde registrou 3.679 notificações de suspeita de dengue, das quais cerca de 80% (2.955) foram descartadas e 574 (16%) acabaram confirmadas.
Os pacientes residem em todas as regiões da cidade e nos distritos de Lovat, Vila Nova União e Roberto Silveira (também em situação de surto) e Serra dos Dourados (em estado de alerta, a exemplo da UBS Jabuticabeiras).
Apenas o distrito de Santa Eliza e o povoado de Nova Jerusalém ainda não tiveram casos da doença. Na cidade, os maiores acumulados ocorrem na UBS Bem-Estar (52 casos) e Centro de Saúde Escola (51), bem como nos bairros Anchieta e Guarani (41), no Primeiro de Maio (37) e no Jardim Lisboa (35 positivos).
Uma pessoa morreu de dengue e duas mortes suspeitas estão sendo investigadas pelo comitê estadual de monitoramento da doença. O boletim emitido nesta sexta-feira (14), pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental manteve as mesmas 18 notificações de suspeita de febre chikungunya da semana anterior, com cinco pacientes confirmados, dois casos em investigação e 11 descartados.

Em todo o Paraná, conforme o último informe semanal da dengue, são 120.393 casos confirmados e 97 óbitos. Nesta semana foram confirmados 6.465 novos casos e uma morte no município de São Pedro do Ivaí – a vítima é uma mulher de 46 anos com comorbidades.
“A dengue continua registrando alto número de casos em todas as regiões, por isso não podemos relaxar. A população deve manter os cuidados preventivos, eliminando pontos que acumulem água parada nos ambientes externos e internos dos domicílios. O mosquito da dengue se prolifera em todo tipo de recipiente que acumule água parada”, alerta o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
(Assessoria PMU)