
Adolescente umuaramense se prepara para intercâmbio no programa Ganhando o Mundo
Jonas vislumbra um futuro como empresário e almeja se formar em administração


O jovem umuaramense Jonas Bressan da Encarnação, 15 anos, foi selecionado para participar do programa Ganhando o Mundo promovido pelo Governo do Estado. O adolescente que cursa o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Padre Manoel Da Nóbrega está entre os 12 mil alunos da rede estadual que foram escolhidos para vivenciar um intercâmbio de três meses em outro país. A notícia foi recebida com alegria por sua família, escola e colegas.
O apoio familiar foi fundamental para que Jonas pudesse participar do intercâmbio. “Minha família achou legal. Minha mãe ficou com um pouco de medo, por causa da saudade, também o medo de ficar longe muito tempo, mas me apoiaram bastante. A escola também está me apoiando muito e meus colegas ficaram felizes com a notícia”, contou.
No total, 12 alunos da escola se inscreveram, sendo que dois foram selecionados, mas por enquanto apenas Jonas foi convocado. A outra estudante ficou como suplente e pode ser chamada posteriormente.
Ao receber a notícia, a professora de inglês Rosilda Mendonça, 45 anos, expressou sua alegria: “Nossa eu fiquei muito feliz. Quando me passaram a informação que ele tinha sido convocado. Pensei: Gente, eu preciso contar. Já fui no Instagram, mandei um direct para ele e pedi para a diretora se poderia ligar para a mãe. Queria ligar para dar a notícia né?! É muito gratificante, maravilhoso.”

Ele revelou sua preferência pelo Canadá como destino embora ainda não tenha certeza sobre o país onde realizará o intercâmbio. “Muitas pessoas dizem que é uma oportunidade única, mas eu espero que não seja a primeira que tenha muito mais pra frente, que eu consiga sair para o exterior, para intercâmbios, para viagens, muito mais vezes”, finalizou.

O Programa
Ganhando o Mundo foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.
São custeadas pelo Governo do Estado as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e reuniões de orientação. Os alunos também recebem auxílio de R$ 800 mensais.
