
Palotina: Equipes trabalham retirando grãos de silo para tentar encontrar homem desaparecido
Os sete trabalhadores haitianos vítimas do acidente estão sendo velados de forma coletiva no Ginásio da Umesp


O Corpo de Bombeiros do Paraná emitiu uma as 8h desta sexta-feira (28) acerca da explosão no silo da empresa C.Vale em Palotina. As informações são de que uma pessoa segue desaparecida e está sendo feita a retirada dos grãos na tentativa de localizar esse trabalhador.
“As operações do dia 27 de julho de 2023 foram realizadas durante toda a noite e madrugada do dia 28. As equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam na segunda entrada do túnel onde provavelmente a vítima está, porém sem sucesso. O trabalho de retirada de grãos do armazém continua sendo realizado pela cooperativa e acompanhado pelas equipes do Corpo de Bombeiros”, diz a nota.
A nota também diz que “as equipes permanecem no local, trabalhando ininterruptamente, até a finalização da ocorrência”. Até o momento foram encontrados 8 homens mortos e 11 vítimas foram encaminhadas para hospitais da cidade e região.
A cooperativa C. Vale também divulgou uma nota oficial, às 8h30, informando que sete trabalhadores haitianos vítimas do acidente estão sendo velados de forma coletiva no Ginásio da Umesp, na área central do município.
O brasileiro Saulo da Rocha Batista será sepultado às 10h desta sexta-feira em Palotina.
Os haitianos vítimas da tragédia são: Louis Michelet, de 41 anos; Jean Michee Joseph, de 29 anos; Jean Ronald Calix, de 27 anos; Donald St Cyr, de 24 anos; Alfred Lesperance, 44 anos; Eugenio Meteleus, 52 anos; Reginald Gefrard, de 30 anos e Saulo da Rocha Batista, 53 anos.
EMBAIXADA
A Embaixada do Haiti no Brasil divulgou uma nota onde “lamenta tomar conhecimento da triste notícia da morte de 8 trabalhadores, entre eles 7 compatriotas haitianos, após um incêndio em uma empresa na cidade de Palotina no Paraná. Ao compartilhar a dor dos pais com amigos das vítimas, equipe da embaixada se mobiliza para trazer-lhes o apoio necessário neste momento difícil. A Embaixada do Haiti no Brasil apresenta suas condolências à família e amigos vítimas do trabalho köleg. Brasil/DF, 27 de janeiro de 2023”.
O Ministério das Relações Exteriores e Culto do Haiti tornou público um comunicado. O ministro Pi Jean Victor Généus disse que “espera que seja realizada uma investigação para apurar as responsabilidades no âmbito deste grave incidente”.
Ele acrescenta que uma delegação da Embaixada do Haiti no Brasil estava a caminho de Palotina na quinta-feira “para acompanhar os familiares das vítimas e colher informações mais precisas sobre este lamentável acontecimento”.
