
Prefeitura de Umuarama divulga cronograma de licitações para o mês de agosto
Em agosto, a Diretoria de Licitações e Contratos, que faz parte da Secretaria Municipal de Administração, vai realizar 14 processos […]


Em agosto, a Diretoria de Licitações e Contratos, que faz parte da Secretaria Municipal de Administração, vai realizar 14 processos licitatórios para a compra de mercadorias, bens e serviços. A Agenda de Licitações deste mês acaba de ser divulgada pela administração municipal e pode ser acessada no site da prefeitura. São 10 pregões eletrônicos normais, uma dispensa eletrônica e mais um pregão na modalidade registro de preços.
Carlos Simões Garrido Junior, explica que a categoria registro de preços (Sistema de Registro de Preços, ou SRP), é um procedimento especial de licitação que tem como finalidade registrar o preço de determinado material ou serviço que seja do interesse do poder público.
“Por exemplo, neste pregão, que será realizado no dia 11 de agosto (sexta-feira, às 9h), a administração municipal pretende contratar uma empresa para o fornecimento de emulsão asfáltica RC-1C-E, para ser utilizada em serviços de micropavimentação de diversos logradouros da cidade. Então a empresa fornecedora faz um registro do seu produto, com o preço e especificações técnicas e, se for escolhida, a prefeitura terá um ano para ir retirando a mercadoria, conforme as necessidades”, explica.
Já a modalidade dispensa eletrônica abre um processo licitatório que fica seis horas aberto. “Nesse período de seis horas ininterruptas os interessados podem ir apresentando suas propostas, ‘disputando’ e realizando lances. Todas elas ficam abertas das 9h às 15h”.
A primeira deste mês aconteceu nesta quarta-feira (2) para a compra de cones flexíveis e cavaletes metálicos para sinalização e alerta de trânsito da Sestram (Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana).
A próxima dispensa eletrônica será no dia 8 de agosto (terça-feira) para contratar empresa especializada na prestação de serviços de mão de obra para calibração e aferição da balança rodoviária do Aterro Sanitário.
“No dia seguinte outra dispensa eletrônica pretende contratar empresa para preparar, elaborar, organizar e realizar o processo de seleção de conselheiros tutelares – as eleições serão no dia 1° de outubro, das 8h às 17h no Colégio Professor Paulo Tomazino”, detalha Garrido Junior.
Os outros pregões eletrônicos comuns são para compra de quatro veículos utilitários (picapes) para a Secretaria de Meio Ambiente, três vans furgão para a Secretaria de Administração, contratação de empresa para fazer monitoramento 24 horas de diversos órgãos da administração municipal e compra de suprimentos para impressoras (cartuchos, tintas, tonner etc.).
Também estão previstos ainda pregões para a compra de um reservatório de água com capacidade para 100 mil litros para servir os moradores da Estrada Jurupoca e compra de materiais escolares para alunos da rede municipal de ensino.
O diretor de Licitações e Contratos ressalta que a administração municipal sempre faz questão de solicitar que mais empresas de Umuarama participem dos certames, principalmente os microempreendedores individuais (MEI), micros empresas e empresas de pequeno porte (EPP), que têm uma série de vantagens garantidas tanto pela Lei de Licitações (a 14.133/2021), quanto pela Lei Municipal Complementar 418/2016.
“Estamos sempre à disposição das pessoas e/ou empresas que quiserem mais informações sobre os processos licitatórios, que tanto podem ir diretamente até o Paço Municipal quanto ligar para (44) 3621-4141.
Agenda de Licitações – Agosto 2023 – Clique aqui.
(Assessoria)