Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

APP Sindicato de Umuarama realiza ação em comemoração ao Dia do Funcionário de Escola

Quem quiser participar da atividade deverá fazer sua inscrição de forma online

Foto: Facebook/APP
APP Sindicato de Umuarama realiza ação em comemoração ao Dia do Funcionário de Escola
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 4 de agosto de 2023 às 12h38 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 04h00

A APP Sindicato de Umuarama realizará na segunda-feira (7) uma tarde de prêmios em comemoração ao Dia Estadual do Funcionário de Escola, que será lembrado na próxima semana. A ação acontece de diferentes formas nos 29 Núcleos Sindicais do Paraná.

De acordo com Assessora de Comunicação da APP, Luciléia Barboza Augusto, o objetivo é enaltecer o papel dos educadores e funcionários nas escolas para garantir a aprendizagem dos estudantes e a qualidade do ensino.

“Nós precisamos comemorar porque eles fazem um papel muito importante para a escola. Eles fazem parte da educação. E isso é de suma importância para a escola e para o convívio familiar. Sem eles [funcionários e professores] a escola não anda. Desde o porteiro, até a funcionária da cozinha, a secretária e o professor, todos possuem um papel”, afirma.

Quem quiser participar da atividade deverá fazer sua inscrição de forma online. Como o sorteio acontecerá remotamente, não existe na necessidade de os professores e funcionários se deslocarem até a sede da App, em Umuarama.

Terceirização

Apesar de muito ter avançado nos últimos anos, a educação ainda precisa de muita atenção por parte dos governos federal, estadual e municipal. Conforme Luciléia, neste momento uma das principais demandas da categoria é a questão dos salários e da terceirização de funcionários.

Os vencimentos das merendeiras (Agente I) em início de carreira, por exemplo, é de R$ 1.129,12, valor inferior ao mínimo nacional. A mesma defasagem ocorre com os secretários (Agente II), que recebem remuneração bruta de R$ 1.693,66, abaixo do mínimo regional.

“O Estado ainda precisa melhorar as condições de trabalho e valorizar ainda mais o trabalho destes profissionais. Muitos são terceirizados e o salário está bastante. Além disso não tem mais concurso público para Agente I e Agente II e, isso, tem precarizado o serviço”, destaca.

Além da situação da terceirizações, o Sindicato também concentra esforços pela revisão da tabela do Quadro de Funcionários da Educação Básica e reivindica o pagamento de auxílio-alimentação.

“Se faltarem os funcionários da escola, a escola deixa de existir. Os nossos funcionários precisam ter a consciência da sua importância e do seu papel fundamental como educadores e educadoras”, afirma a Secretária de Administração e Patromônio da APP Estadual, Nádia Aparecida Brixner.

7 de agosto

A comemoração do “Dia Estadual do Funcionário de Escola” foi instituída no Paraná em 2010 pela Lei nº 16.423, de autoria do deputado estadual Professor Lemos (PT).

O reconhecimento foi oficializado após a aprovação, em 2009, da Lei nº 12.014/2009 que incluiu no artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) os funcionários de escola como integrantes da categoria de profissionais da educação, juntamente com os professores.

Dos desafios atuais, a trajetória dos agentes educacionais também é marcada por conquistas importantes, resultado da atuação da APP-Sindicato, como o plano de carreira, ProFuncionário, inclusão do curso superior em tecnologia para funcionários no catálogo do MEC, além da convocação de agentes I e II aprovados em concurso.

Só na rede estadual de ensino, os funcionários de escola são mais de 15 mil trabalhadores efetivados pelo regime QFEB (Quadro dos Funcionários da Educação Básica). Em 2013, eram de quase 20 mil QFEBs e, somando com outras formas de contratação, o contingente de agentes educacionais passava de 31 mil educadores.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas