
BPFron de Umuarama escolta trabalhadores resgatados em Pérola até o consulado paraguaio
Policiais Militares do BPFRon (Batalhão de Polícia da Fronteira) de Umuarama realizaram nesta sexta-feira (4), a escolta de sete trabalhadores […]

Policiais Militares do BPFRon (Batalhão de Polícia da Fronteira) de Umuarama realizaram nesta sexta-feira (4), a escolta de sete trabalhadores de nacionalidade paraguaia até o consulado que fica localizado em Guaíra, no oeste.
Conforme o BPFRon os trabalhadores foram deixados aos cuidados do consul do país, Carlos Narciso Balbuena. Os trabalhadores foram resgatados nesta quinta-feira (3), pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), através da Procuradoria de Umuarama.
Eles estavam em situação degradante em uma lavoura de mandioca no município de Pérola. O alojamento onde os paraguaios ficavam foi considerado precário. Havia luz e água. O chuveiro só tinha água gelada.
Além da cobrança dos alimentos do grupo, também eram descontados valores da água, luz, aluguel e até mesmo dos instrumentos de trabalho, como botas e facões. A maior dívida, no entanto, era com o transporte do Paraguai para o Brasil, que ultrapassava R$ 1 mil por pessoa. Relembre o caso.
