Redação Publisher do OBemdito

Umuarama recebe Ônibus Lilás para conscientização sobre violência contra mulheres

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Cmdm) de Umuarama, em parceria com a Prefeitura, Centro de Referência de Atendimento […]

Foto: SEJUF - Paraná
Umuarama recebe Ônibus Lilás para conscientização sobre violência contra mulheres
Redação - OBemdito
Publicado em 7 de agosto de 2023 às 17h30 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 03h49

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Cmdm) de Umuarama, em parceria com a Prefeitura, Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Secretaria da Mulher de Curitiba, Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), trarão o Ônibus Lilás no dia 9, das 9h às 17h, à Praça Miguel Rossafa, para a campanha Agosto Lilás. O ônibus que é itinerante e estadual, demanda agendamento no mês de agosto.

A campanha celebra os 16 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006), buscando informar e conscientizar sobre as diversas formas de violência contra as mulheres. Ela destaca o feminicídio, explica os tipos de violência doméstica e familiar e procura evitar a normalização desses problemas.

“O ônibus oferece salas privativas para atendimentos especializados, com aconselhamento terapêutico por profissionais da saúde mental e aconselhamento jurídico com advogados. Ele estará na cidade para rodas de conversa com psicoterapeutas, abordando temas como o amor próprio e a identificação de relacionamentos abusivos. Também serão realizadas discussões sobre questões jurídicas e atendimento particular nas salas do ônibus, para mulheres que preferirem essa opção”, explicou Silmara Ruiz, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Lançado em 2015 pelo Governo do Estado, o Ônibus Lilás busca aproximar as mulheres paranaenses por meio de uma ação itinerante, integrada e multidisciplinar, ampliando a efetividade das ações propostas pelo Plano Estadual dos Direitos da Mulher. Os municípios a serem visitados são definidos previamente pelo departamento incluindo localidades mais remotas como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas.

Essa unidade móvel faz parte do programa de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher, conforme estabelecido na Lei Maria da Penha e percorre todos os 399 municípios. O secretário municipal de Assistência Social, Amós Westphal, explica que “É preciso principalmente saber onde buscar ajuda e ter a certeza de que tudo pode ser feito com segurança e sigilo total, sempre com foco em preservar a dignidade e principalmente a vida da mulher”.


Westphal comunica ainda que o Creas/Cram realizará rodas de conversa com os grupos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) I e III, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Para Idosos (SCFVI), na Casa da Paz, na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi) e na Unialfa, entre outras instituições. “Reforçamos que nosso objetivo é promover o debate e a reflexão acerca da violência doméstica e familiar, suas causas e mecanismos de proteção”, finaliza.

Onde buscar ajuda


A Delegacia da Mulher em Umuarama fica na Rua Japurá, 3358, Zona I. Contato pelo telefone (44) 3639-6557. O Cram está localizado na Rua Anhumai, 3334 – Jardim Tropical, com atendimento pelo telefone (44) 2020-6151 ou pelo WhatsApp (44) 98457-1135. O número 180 está disponível, e as informações chegam até a delegacia, que tomará as providências necessárias, incluindo o apoio às vítimas que temem buscar ajuda sozinhas.

Foto: SEJUF – Paraná

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas