Redação Publisher do OBemdito

Campanha ‘Agosto Dourado’ deve entrar no calendário do município de Umuarama

Agosto, mês dedicado a estimular o aleitamento materno com ações de promoção da saúde e incentivo à amamentação e à […]

Foto: Prefeitura de Umuarama
Campanha ‘Agosto Dourado’ deve entrar no calendário do município de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 12 de agosto de 2023 às 14h27 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 03h28

Agosto, mês dedicado a estimular o aleitamento materno com ações de promoção da saúde e incentivo à amamentação e à saúde da mãe e do bebê, deve ser incluído no calendário de eventos oficiais de Umuarama. A campanha “Agosto Dourado” é tema do projeto de lei 078/2023, enviado nesta semana pelo prefeito Celso Pozzobom para avaliação e aprovação na Câmara Municipal.

O projeto de lei 078/2023 tem por finalidade estabelecer uma campanha permanente sobre a importância do aleitamento materno para a saúde tanto da mãe quanto do bebê. Uma ação nacional neste sentido foi lançada pelo Ministério da Saúde, com o tema “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”.

A campanha ‘Agosto Dourado’ é uma articulação que busca sensibilizar profissionais de saúde, população, gestantes e seus parceiros sobre a amamentação. “No mês da campanha serão realizados diversos atendimentos a grupos de gestantes e puérperas, nas unidades de saúde, e ao final do mês um evento de encerramento envolverá toda a comunidade”, afirma o prefeito na justifica.

Umuarama tem evoluído no enfrentamento à mortalidade materno infantil, visto que desde 2021 foram implementadas medidas, treinamentos com equipes de saúde e reestruturação da rede materno infantil, resultando na diminuição da taxa de mortalidade. “Esse resultado reforça a importância das campanhas de educação permanente em saúde, integração e engajamento da rede de atendimento materno infantil no município”, acrescenta.

O termo ‘dourado’ refere-se ao ‘padrão ouro’ de qualidade do leite humano e ressalta os benefícios da amamentação para o bebê, como o fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de obesidade e de anemias e o desenvolvimento do sistema nervoso central. Já a mãe pode ter a diminuição do sangramento pós-parto, auxílio na redução de peso, redução da incidência do câncer de mama e proteção contra doenças cardiovasculares.

Ciente da importância e relevância do projeto, Pozzobom disse contar com o aval do Legislativo para a aprovação do projeto

PROGRAMAÇÃO

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde agendou ações para o mês todo nas unidades de saúde, que incluem orientações sobre aleitamento exclusivo e desengasgo, em consultas de pré-natal, puerpério e puericultura e palestras sobre o tema.

O trabalho já foi realizado nas UBS Serra dos Dourados, Jabuticabeiras, Cohapar II e III, Centro de Saúde Escola, Primeiro de Maio, Vitória Régia, Parque Industrial, Cidade Alta, San Remo e Vitória Régia. Além de Roberto Silveira, Serra dos Dourados, Jabuticabeiras, Jardim Panorama, Cohapar II, Vila Nova União, Centro de Saúde Escola, Cohapar III, Vitória Régia e Primeiro de Maio.

As ações serão retomadas no próximo dia 16, nas UBS, e seguem até o dia 31 nos períodos da manhã e tarde. No dia 25, a partir das 13h30 no teatro do Centro Cultural Vera Schubert, no encerramento oficial do ‘Agosto Dourado’, acontecerá o IV Concurso de Paródia, tendo como tema o aleitamento materno e na manhã do dia 26, no Lago Aratimbó, será realizado o ‘Mamaço’ em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a equipe da Maternidade Regional Norospar.

Confira a programação completa: clique aqui.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas