
Habitação: Programa Vida Nova avança e deve beneficiar cerca de 190 famílias de Umuarama
O Programa Vida Nova é uma parceria entre o Governo do Paraná (por meio da Companhia de Habitação do Paraná) […]


O Programa Vida Nova é uma parceria entre o Governo do Paraná (por meio da Companhia de Habitação do Paraná) e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que garante aos municípios a construção de moradias para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Em Umuarama a Cohapar realizou dois encontros: na região do Parque San Remo, na terça (8), e na região do Jardim Panorama na quarta-feira (9), reunindo moradores de áreas consideradas de atenção. São cerca de 190 imóveis disponíveis para a construção de unidades habitacionais a famílias que estão classificadas para serem contempladas com uma residência do Programa Vida Nova.
“Nessas duas últimas consultas públicas, falamos com moradores dos bairros Parque San Remo, Parque Laranjeiras, Jardim Petrópolis, Jardim Aliança e Jardim San Gaetano. Também do Jardim Panorama, Jardim Social, Jardim Paraíso, Jardim Iguaçu, Jardim Indaiá e Jardim Tangará, apresentando os benefícios e detalhes desse programa”, afirma o secretário municipal de Habitação, Gilmar Carlos Garcia.
Também participaram da reunião, técnicos da Cohapar, da Defesa Civil e da Defensoria Pública do Estado do Paraná. “Entre os temas abordados, as reuniões apresentaram aos moradores a área em que os possuidores de casas em áreas de preservação devem residir, os prazos estimados para construção e conclusão das novas unidades habitacionais, além de protótipos de projetos arquitetônicos das possíveis casas”, explica Larissa Broch, Chefe de Divisão da Secretaria Municipal de Habitação.

Ela destaca que o objetivo principal dessas audiências é exatamente ouvir as famílias para melhor adequação e efetivação do programa. “Os possuidores de imóveis também foram orientados a procurarem a Cohapar ou a Secretaria de Habitação para esclarecer quaisquer dúvidas que tiverem. Estamos em parceria com a Cohapar para oferecer todo o suporte necessário para essas famílias, que estão sendo acompanhadas inclusive por uma assistente social da Companhia de Habitação do Paraná”, detalha.
Larissa esclarece ainda que a próxima fase é o fechamento da demanda, ou seja, aguardar a formalização do contrato entre o BID e a Cohapar para dar início à construção das unidades habitacionais. “Esse programa consiste na produção de empreendimentos habitacionais com infraestrutura urbana completa, garantindo o acesso a serviços essenciais como abastecimento de água, energia elétrica, esgotamento sanitário e escoamento de águas pluviais”, afirma.
E segue: “Além destes serviços, também são previstos pavimentação, calçada, meio-fio, iluminação pública, entre outros itens necessários para a segurança, bem-estar e salubridade dos moradores”, especifica, acrescentando que o Vida Nova tem o compromisso de enfrentar questões de moradia e promover a inclusão social, buscando melhorar a qualidade de vida de todos os seus cidadãos.
(Assessoria PMU)

