Redação Publisher do OBemdito

Apagão Nacional afeta Umuarama, Curitiba e dezenas de outras cidades no Paraná

Além do Paraná, a interrupção no fornecimento afeta pelo menos mais 18 estados

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Apagão Nacional afeta Umuarama, Curitiba e dezenas de outras cidades no Paraná
Redação - OBemdito
Publicado em 15 de agosto de 2023 às 10h09 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 03h19

O apagão nacional registrado no Brasil nesta terça-feira (15), também afeta residências em Umuarama, Maringá, Cascavel, São Jorge do Patrocínio, Chopinzinho, Quatro Barras e Curitiba. O problema deixa semáforos desligados nas ruas das cidades, o que requer atenção dos motoristas. Por enquanto, em Umuarama, ainda não há relatos de pessoas presas em elevadores.

Além do Paraná, a interrupção no fornecimento afeta pelo menos mais 18 estados. A informação foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia, que trata a situação como um “apagão”. Na Capital, há relatos de falta de energia elétrica nas regiões do Mossunguê, Cabral, Xaxim, Santa Felicidade e Barreirinha

Segundo o Paraná Portal, a Copel (Companhia Paranaense de Energia) foi procurada, mas por enquanto, não informou o motivo da falta de energia. A Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, afirma que o sistema opera normalmente nesta manhã e não há falhas. A usina é responsável pelo fornecimento de quase 9% da energia consumida no Brasil e 86% no Paraguai.

Apagão nacional

Dados em tempo real do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostraram uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44, com tendência de estabilidade a partir de 9h.

A ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sul e Sudeste também foram afetados.

As causas do incidente ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões afetadas, e até às 9h16 6 mil MW já foram recompostos.

Com informações Paraná Portal e da BandNews Curitiba.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas