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1º lote das novas concessões rodoviárias do PR vai a leilão no próximo dia 25

Está marcado para acontecer no próximo dia 25 de agosto, às 14h, na Bolsa de Valores, em São Paulo, a […]

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
1º lote das novas concessões rodoviárias do PR vai a leilão no próximo dia 25
Redação - OBemdito
Publicado em 16 de agosto de 2023 às 12h35 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 03h15

Está marcado para acontecer no próximo dia 25 de agosto, às 14h, na Bolsa de Valores, em São Paulo, a abertura dos envelopes do novo pacote de concessões rodoviárias do Paraná. A concorrência do Lote 1 terá transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.

O lote engloba 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná. A empresa ou consórcio vencedor deverá investir pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.

Segundo o edital do Lote 1, 344 quilômetros serão duplicados e 210 quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas). Também estão previstos 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas.

Entre as obras incluídas está a duplicação completa de 157 quilômetros da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio, que fica em Prudentópolis; a duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio; a duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa.

Também estão previstas a duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo; a duplicação do Contorno Norte de Curitiba; a instalação de faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e a Sprea (entroncamento da BR-277 com a BR-376), além de faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.

O lote terá cinco praças de pedágio: São Luiz do Purunã (BR-277), Lapa (BR-476), Porto Amazonas (BR-277), Imbituva (BR-373) e Irati (BR-277).

PR-323

A PR-323, que tem ao todo 208 quilômetros entre as cidades de Paiçandu e Francisco Alves, está no lote 4.  A rodovia é o principal ponto de ligação entre o Sul e o Centro-Oeste Brasileiro. A previsão é de que este lote seja leiloado em setembro junto com trechos da BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986. Ao todo são 627,98 km de rodovias.

Obras na PR-323

Recentemente foram finalizadas as obras de duplicação de 4,4 quilômetros trecho urbano de Umuarama. O primeiro trecho duplicado foi entre Paiçandu e Doutor Camargo. Em seguida as obras se concentraram entre Doutor Camargo e a ponte do Rio Ivaí.

Além das duplicações, também foram realizadas a construção de terceiras faixas em diversos pontos com o objetivo de melhorar o tráfego de veículos.

Investimentos

A estimativa de investimento para o Lote 1 é de R$ 7,9 bilhões, enquanto o Lote 2 tem uma previsão de R$ 10,77 bilhões, ou seja, em torno de R$ 19 bilhões. No total, somando os seis lotes de concessão, o investimento previsto em infraestrutura e logística no Paraná deve ultrapassar os R$ 50 bilhões.

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