Ciclone extratropical se forma nesta sexta-feira e deve trazer chuva e vento forte para o Paraná
Oos modelos indicam mudanças nas condições do tempo no Sul do Brasil para os próximos dias. Segundo os dados mais […]
Oos modelos indicam mudanças nas condições do tempo no Sul do Brasil para os próximos dias. Segundo os dados mais recentes da Climatempo, um novo ciclone extratropical deve se formar entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai a partir dasta sexta-feira (18). As informações são do site Notícias Agrícolas.
“Além da chuva forte, as rajadas de vento se espalham e podem chegar aos 60km/h em quase toda a Região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul e triângulo mineiro, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e sul de Goiás. Entre o litoral gaúcho e a Costa Verde, no Rio de Janeiro, os ventos podem ficar ainda mais intensos, chegando aos 80 km/h”, afirma a previsão da Climatempo.
O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê o avanço das áreas de instabilidade pela faixa oeste do Rio Grande do Sul, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm. Mostra ainda a permanência da chuva durante o final de semana, atingindo outras áreas do estado gaúcho e também a chegada da chuva em áreas de Santa Catarina e do Paraná.
A tendência é que a partir de sábado uma nova frente se forme e avance em direção ao Sudeste do Brasil. Após vários dias de temperaturas elevadas, a chuva pode chegar com intensidade atingindo áreas de São Paulo próximas a divisa com o Paraná e também áreas do Mato Grosso do Sul.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a região Sul do país sofrerá a atuação de uma frente fria entre os dias 18 e 19 de agosto, seguida pela persistência de áreas de instabilidade após a passagem do sistema frontal (frente fria), irão causar acumulados de chuva que podem ultrapassar os 30 milímetros (mm) no centro-sul do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.
Esses volumes poderão ser ainda maiores, chegando aos 50 mm em áreas do norte do Paraná. Já na faixa leste da região, pode ocorrer baixos acumulados de chuva.
(Informações Inmet e Notícias Agrícolas)





