Redação Publisher do OBemdito

Dia do Campo Limpo: município realiza atividades voltadas à conservação do meio ambiente

O prefeito Celso Pozzobom, ao lado do secretário municipal da Agricultura, João Donizeti Megda, e da diretora de Meio Ambiente, […]

Fotos: PMU
Dia do Campo Limpo: município realiza atividades voltadas à conservação do meio ambiente
Redação - OBemdito
Publicado em 20 de agosto de 2023 às 17h19 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 02h57

O prefeito Celso Pozzobom, ao lado do secretário municipal da Agricultura, João Donizeti Megda, e da diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, prestigiou as atividades do Dia Nacional do Campo Limpo realizadas na quarta-feira (16) pela Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita), na sede da entidade localizada no Aterro Sanitário Municipal.

O Dia do Campo Limpo mostra os bons resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil, reforçando os elos da cadeia do Sistema Campo Limpo (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público).

As ações da data são estendidas às comunidades locais no intuito de despertar na região das unidades de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas, reflexão, conscientização e participação em atividades voltadas à conservação do meio ambiente.

O agrônomo Waldir José Bacarin, coordenador da Adita em Umuarama, lembrou que o Brasil é disparado o país que mais recolhe embalagens vazias de agrotóxicos no mundo, com um índice acima de 95%, e o Paraná é o segundo Estado no país em recolhimento.

“Por ano são recolhidas cerca de 1.800 toneladas de embalagens na nossa região e cerca de 54 mil toneladas em todo o país”, informou.

A maior parte o material é destinado à reciclagem e transformado em produtos como madeira ecológica, embalagens para produtos químicos, tubos e conexões para redes de esgoto, mangueiras e conduintes para instalações elétricas, entre outros. O que não pode ser reciclado é incinerado em fornos industriais e as cinzas são utilizadas pela indústria de cimento, entre outros artigos.

“É importante conhecer esses resultados e ver que a questão das embalagens de agrotóxicos está sendo tão bem tratada em nossa região e em todo o país”, disse o prefeito Celso Pozzobom.

“Mas esse processo depende da participação dos agricultores, realizando a tríplice lavagem e entregando as embalagens para reciclagem, com todo o cuidado”, completou.

Os visitantes, agrônomos e estudantes de ciências agrárias da cidade e região, além de técnicos municipais e da iniciativa privada, foram recebidos com um café da manhã e ao final participaram do plantio de 10 mudas de árvores no entorno da Adita, no aterro sanitário.

“Ficou o compromisso de, futuramente, a associação patrocinar o plantio de 1 mil mudas de árvores nativas em uma área de proteção permanente (APP) indicada pelo município, até o final deste ano”, acrescentou a diretora do Meio Ambiente, Fernanda Mantovani.

(Com informações assessoria de comunicação PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas