Redação Publisher do OBemdito

Comitê que avalia ações de combate à dengue em Umuarama, recebe sugestões e atualiza dados

O Comitê de Assessoramento e Acompanhamento das Ações de Controle da Dengue realizou nesta quinta-feira (17), a reunião ordinária de […]

Foto: Assessoria
Comitê que avalia ações de combate à dengue em Umuarama, recebe sugestões e atualiza dados
Redação - OBemdito
Publicado em 17 de agosto de 2023 às 22h01 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 03h07

O Comitê de Assessoramento e Acompanhamento das Ações de Controle da Dengue realizou nesta quinta-feira (17), a reunião ordinária de agosto com a presença de várias lideranças. O objetivo foi atualizar as ações em andamento no combate ao mosquito transmissor da dengue – o Aedes aegypti –, além de colher sugestões e prestar contas das atividades do comitê.

A reunião aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A pauta incluiu aprovação da ata da reunião de julho, apresentação do relatório mensal do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental referente ao mês passado, discussão de estratégias para o combate às arboviroses em 2023, o repasse de veículos adquiridos com fundos do comitê para agilizar o trabalho dos agentes no combate à dengue (investimento estimado em R$ 224 mil) e assuntos gerais.

“Nossa reunião foi superproveitosa. A presença do promotor dr. Marcos Antonio de Souza e de representantes da Cúria Diocesana, da UEM (Universidade Estadual de Maringá), da Unipar e outras entidades resultou em muitas sugestões e uma participação ativa. O importante é justamente essa presença de vários segmentos, todos com sugestões aplicáveis no dia a dia”, disse o presidente do comitê, empresário João Luiz Bortolato.

A coordenadora da Vigilância Ambiental do município, Renata Ferreira, informou que no mês passado os agentes de combate a endemias visitaram 29.363 imóveis para vistoria e eliminação de focos do mosquito, dos quais 17.848 foram efetivamente vistoriados e 11.339 encontravam-se fechados.

“Estivemos também em 176 pontos estratégicos, que são visitados regularmente devido ás condições favoráveis à reprodução do mosquito. Os agentes trataram com inseticida 1.040 depósitos em 509 imóveis e eliminaram 20,7 mil possíveis criadouros do mosquito da dengue”, explicou.

Os agentes também recolheram 65 tubitos (pequenos tubos de ensaio) com larvas, encaminhadas para análise, emitiram 16 autos de infração, encaminharam a coleta de 142 pneus descartados indevidamente pela população e inspecionaram 64 árvores à procura de frestas e ocos que possam acumular água e favorecer a reprodução do mosquito. Em 14 delas foram plantadas mudas de orquídeas, a fim de eliminar possíveis criadouros.

A coordenadora lembrou que desde o início de agosto não houve mais nenhum caso positivo de dengue, “mesmo assim o índice de infestação do mosquito está alto em alguns bairros da cidade e não podemos baixar a guarda”, orientou.

A equipe da Vigilância Ambiental está trabalhando em campo a todo vapor e realizará uma ação especial no setor da Catedral do Divino Espírito Santo, onde as ‘ovitrampas’ (espécie de coletor de ovos do mosquito) apresentaram alta concentração.

“O pessoal está trabalhando naquela região, avisando os moradores para colocarem na rua tudo odo que possa acumular água. Na próxima semana o caminhão da Prefeitura passará recolhendo os materiais”, solicitou Renata Ferreira, acrescentando que a equipe também está realizando trabalho semelhante nos distritos de Umuarama.

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas