
Programação da campanha de incentivo ao aleitamento materno segue na próxima semana
Umuarama é a única cidade brasileira a ostentar nota 10 quando o assunto é gestão de programas federais que garantem […]


Umuarama é a única cidade brasileira a ostentar nota 10 quando o assunto é gestão de programas federais que garantem a saúde do cidadão – além de ser a número um no Paraná em atenção básica. E a cidade se destaca ainda na realização de campanhas nacionais de conscientização da população, caso do Agosto Dourado, que tem como objetivo estimular e valorizar o ato de amamentar.
Todas as 24 unidades de saúde prepararam atividades direcionadas às gestantes e puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz), com destaque para as palestras, encontros, orientações, troca de informações e capacitações.
A enfermeira Rafaela Misse Hasegawa, coordenadora do Programa Saúde da Mulher e coordenadora das ações da Secretaria Municipal de Saúde, destaca também as parcerias estabelecidas com profissionais (médicos, enfermeiros, dentistas, doulas e terapeutas) e instituições. “Todos unidos em torno de um tema tão caro para a saúde da mamãe e do bebê”, observa.
Entre outras realizações, Rafaela destaca a participação das alunas do curso de Técnico de Enfermagem do Colégio Hilda Kamal, que prepararam nesta quinta-feira (17) uma manhã inteira de atividades na UBS 1° de Maio.
“Professoras e alunas levaram muita informação, teórica e prática, de uma forma muito interessante e que foi bastante elogiada pelas participantes. Mesmo as mães que já têm um primeiro filho costumam ainda ter dúvidas, receios e preocupações a respeito do ato de amamentar e nesses encontros tudo é esclarecido e debatido”, conta.

A enfermeira convida toda a população para uma palestra que será realizada na próxima segunda-feira (21), a partir das 14h na UBS Jardim Lisboa (Praça Portugal), com a odontóloga Drª Luciana Zafanelli.
“Além de falar sobre formas de estimular os bebês a ‘pegarem o peito’, ela vai abordar a importância da amamentação sob o aspecto de que ela é o primeiro exercício da musculatura facial (lábios, língua e bochechas) do recém-nascido, porque o trabalho muscular tem grande importância para o estímulo do crescimento harmônico da face”, explica.
Jaqueline de Bortolli Shirabayashi, coordenadora de Atenção Primária em Saúde (APS), acrescenta que pais, cuidadores, padrinhos, tios e avós também são muito bem-vindos aos encontros do Agosto Dourado.
“Além de instruções sobre a prática do aleitamento materno, também são exibidos vídeos que falam, por exemplo, de como enfrentar com calma e autocontrole as situações de engasgos e desobstrução de vias aéreas infantis. Ou seja, é um tema interessante a todos os componentes da família e a todos os cidadãos preocupados em velar pela vida de nossas crianças”, pontua.
Outro evento também destacado pela coordenadora da campanha acontece na terça-feira (22) na UBS Cidade Alta (proximidades da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Belvedere), a partir das 9h.
“A doula e consultora em amamentação Dayane Perrud vai levar muita informação para gestantes e mamães que estão amamentando. Para quem não sabe o que é doula, ela é uma profissional que tem como responsabilidade o acompanhamento da gestante durante a gravidez, parto e pós-parto, além de apoiar, encorajar e oferecer conforto e suporte emocional nesses momentos”, esclarece.

Por que Dourado?
O termo ‘dourado’ refere-se ao ‘padrão ouro’ de qualidade do leite humano e ressalta os benefícios da amamentação para o bebê, como o fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de obesidade e de anemias e o desenvolvimento do sistema nervoso central.
Já a mãe pode ter a diminuição do sangramento pós-parto, auxílio na redução de peso, redução da incidência do câncer de mama e proteção contra doenças cardiovasculares.
Concurso de Paródias
No dia 25 de agosto (próxima sexta-feira), a partir das 13h30, acontece no Centro Cultural Vera Schubert o encerramento da campanha, com palestras sobre a importância do aleitamento materno e a realização do IV Concurso de Paródias Agosto Dourado, um dos momentos mais esperados pelas mães atendidas na rede municipal de saúde.
“Profissionais de todas as unidades de saúde preparam apresentações abordando o tema aleitamento materno. São momentos muito divertidos e ao mesmo tempo em que riem muito, as mamães aprendem sobre amamentação. Desde já todas estão convidadas”, finaliza Jaqueline.
Programação completa – AGOSTO DOURADO – Clique aqui.
(Assessoria PMU)
