
Anvisa proíbe venda e distribuição de lote de atum após relatos de intoxicação alimentar
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda, distribuição além de ter determinado o recolhimento de um lote […]


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda, distribuição além de ter determinado o recolhimento de um lote de atum ralado da marca Cellier. A medida veio após relatos de intoxicação alimentar pelo consumo do alimento.
O lote foi fabricado em 8 de maio deste ano e tem validade até 8 de maio de 2025. A determinação está vigente e foi publicada no Diário Oficial da União.
De acordo com a Anvisa, o relato veio do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP), que está monitorando um possível surto com sintomas compatíveis com intoxicação alimentar por histamina nos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas, em julho.
Após os primeiros relatos, o caso foi levado para análise laboratorial, que confirmou a contaminação, segundo a agência.
O que é histamina?
A histamina é um tipo de substância que pode se formar após a morte de pescados, quando as condições de manuseio e armazenamento são impróprias.