
Umuarama registra 33ºC nesta quarta-feira e amanhã pode fazer ainda mais calor
A expectativa é de que a Capital da Amizade tenha temperaturas entre entre 23ºC e 34ºC na quinta-feira

O Paraná está enfrentando uma onda de forte calor em pleno inverno, que segue até 23 setembro, quando terá início a primavera. Nesta quarta-feira (23) Umuarama registrou a temperatura máxima de 33ºC. A mínima ficou na casa dos 22ºC.
O instituto de meteorologia Simepar informa que o dia está sendo de estabilidade atmosférica predominante em todas as diversas regiões do Estado, com forte aquecimento. As temperaturas estão elevadas e durante a tarde faz muito calor, especialmente no oeste, noroeste e norte, com valores acima dos 30°C. O noroeste também registrou rajadas de vento moderadas e contínuas.
Na quinta-feira (24) uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, atuando mais diretamente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná teremos mais um dia de forte calor, mas com maior disponibilidade de umidade em relação aos últimos dias. Nestas condições o risco de tempestades aumenta a partir da tarde, principalmente na “metade sul” paranaense.
Para Umuarama a expectativa é de que a quinta-feira seja de mais calor, com temperatura oscilando entre 23ºC e 34ºC.
ESQUENTA X ESFRIA
O Simepar divulgou que o calor dos últimos dias é motivado pela alternância de atuação da Massa Tropical Continental e da massa Polar Atlântica sobre o sul do Brasil, que tem comandado os contrastes térmicos sobre o estado. Essa disputa por espaço entre as massas de ar continuará ao longo dos próximos dias.
O instituto de meteorologia informa que a semana começou com as temperaturas máximas mais amenas na metade sul do Paraná, ficando entre 15ºC e 22ºC nesta região.
De lá para cá, elas aumentaram mais de 5ºC e continuarão subindo até esta quinta-feira. No norte e noroeste elas poderão alcançar valores próximos de 35ºC amanhã.
Entre sexta-feira (25) e domingo (27) o frio dará as caras novamente no Paraná, graças a incursão de um ar polar sobre o sul do país. No início da próxima semana, os termômetros marcarão entre 10ºC e 22ºC em território paranaense. A Região Metropolitana de Curitiba terá as menores temperaturas máximas.
BAIXA UMIDADE RELATIVA
O meteorologista Samuel Braun divulgou que o tempo seco e o forte calor mantêm alto ou muito alto o risco de incêndios florestais em vários setores do Paraná. No momento não há registro de chuvas. Destaque para os ventos que sopram de noroeste, com intensidade moderada a ocasionalmente forte em muitas regiões.

Já o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib esxplicou que a falta de cobertura de nuvens no Estado contribuiu para a diminuição da umidade relativa do ar, com isso há um aumento da evaporação que afeta de maneira significativa na qualidade do ar, no conforto térmico e nas atividades sociais.
No mapa, observa-se que todo estado está sendo impactado, principalmente no norte pioneiro, enquanto que o noroeste e em parte do oeste também apresentam valores abaixo de 48% de umidade relativa no ar, bem como o leste.
