
‘Cachoeira’ dentro de colégio em Sarandi viraliza após vídeo feito por alunos
Um trabalho escolar feito por alunos do Colégio Estadual Panorama, em Sarandi, gerou bastante repercussão nas redes sociais por expor […]


Um trabalho escolar feito por alunos do Colégio Estadual Panorama, em Sarandi, gerou bastante repercussão nas redes sociais por expor vários problemas na estrutura da instituição. Nas imagens – assista abaixo – os alunos revelam, em tom de humor, uma “cachoeira” em um dos corredores, ausência de materiais de higiene e até a falta de portas em um banheiro.
O vídeo gerou polêmica e autoridades escolares estão apurando denúncia de possível retaliação pela repercussão das imagens. Assista abaixo:
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná se manifestou dizendo que o colégio “recebeu recursos provenientes do programa de incentivo E+B3, no valor de R$ 100 mil para reforma” e também afirmou que “o projeto para a realização de obras de acessibilidade, previsto para ser finalizado no mês de setembro (com recursos do Governo do Estado), está em processo de aprovação junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Paraná responsável pelo município. A previsão de início das obras é o 1º semestre de 2024 e o investimento será de R$ 700 mil.”
O Núcleo Regional de Educação de Maringá também emitiu uma nota após o caso, onde afirma que realizou uma visita técnica no colégio para “avaliar o contexto pedagógico” no local. Leia abaixo na íntegra:
“NOTA
Na tarde desta quarta-feira (23), uma equipe da Diretoria de Planejamento e Gestão Escolar (DPGE), da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) realizou, juntamente com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Maringá, no Colégio Estadual do Jardim Panorama, em Sarandi, uma visita técnica protocolar, prevista na Resolução Estadual 2.575/2022 GS/SEED, que visa avaliar o contexto pedagógico das escolas estaduais.
A visita faz parte da agenda institucional da rede de ensino do estado e é realizada regularmente em todas as unidades escolares do Paraná.
Para realizar tais avaliações, as equipes técnicas fazem oitivas de toda a comunidade escolar (alunos, professores, gestores e colaboradores), para levantar dados referentes a múltiplos assuntos (ex. frequência escolar, aplicação de recursos repassados pelo estado, entre outros).
Neste contexto, devido aos acontecimentos envolvendo o vídeo de grande repercussão, produzido pelos alunos na última semana, houve um equívoco no momento em que as equipes técnicas realizavam a oitiva dos alunos da escola. Por interpretarem que tal visita seria decorrente da atividade, como eventual forma de questionamento da mesma, alguns membros da comunidade escolar manifestaram-se, afirmando que o motivo da visita seria punir, de alguma forma, os estudantes: suposição, portanto, errônea.
A Seed-PR considera importante a iniciativa dos alunos, em termos de exercício de cidadania dentro da atividade proposta e defende a liberdade de expressão dos mesmos.“.