Redação Publisher do OBemdito

Equipe Estratégia da Família Cohapar I é vencedora do 4º Concurso de Paródias Agosto Dourado

A criatividade deu o tom no encerramento da campanha nacional que estimula o aleitamento materno

Fotos: PMU
Equipe Estratégia da Família Cohapar I é vencedora do 4º Concurso de Paródias Agosto Dourado
Redação - OBemdito
Publicado em 28 de agosto de 2023 às 20h13 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 02h23

A Equipe Estratégia da Família (ESF) Cohapar I (Jardim União) foi a grande vencedora da 4ª edição do Concurso de Paródias Agosto Dourado, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama pela realização da campanha nacional que estimula o aleitamento materno. A criatividade deu o tom ao evento realizado na tarde da última sexta-feira (25) e que envolveu o trabalho de centenas de profissionais de saúde.

A equipe vencedora cantou ‘Indispensável é Amamentar’, baseada em dois clássicos da discoteca dos anos 70: I Will Survive, de Glória Gaynor, e Y.M.C.A., do Village People. Em segundo lugar ficou a ESF Central (ao lado do Pronto Atendimento) com a música ‘Empoderada’, sobre as músicas Malvada, de Zé Felipe, Tá OK, de Kevin o Cris e Dennis, e Vai Novinha An, an, an, de Dyamante e Mano Walter. Em terceiro lugar ficou a ESF Sonho Meu, com a música ‘Amamentar Vai Tocar Seu Coração’, baseada na música Senta Danada, de Zé Felipe e Barões da Pisadinha.

O Concurso, realizado no palco do Teatro do Centro Cultural Vera Schubert, teve como jurados Valdete Sperandio Cruz, do Rotary Club, Suellen Chrisbeiro, influencer da Aciu, Angela Silva Biazon, do Conselho Municipal de Saúde, Samantha Wietzikiski, representando a Coordenação do Núcleo da Saúde Semipresencial/EAD da Unipar (Universidade Paranaense), o médico Luiz Batista França, representando a Maternidade Norospar, Herison Cleik Silva Lima, diretor de Recursos Humanos Alexandre Faker Ribeiro, representando o prefeito Celso Pozzobom.

O evento teve a supervisão da enfermeira Rafaela Hasegawa Misse, coordenadora do Programa Mãe Umuaramense. “Todas as cinco unidades de Estratégia Saúde da Família que participaram foram responsáveis por escolher a música, elaborar as letras das paródias, criação de figurinos, coreografia, enfim, tudo para cumprir os quesitos avaliados: coerência com o tema, originalidade e criatividade, apresentação, caracterização do grupo, harmonia e empolgação, envolvimento da plateia e arrecadação de alimentos (veja quadro abaixo)”, detalha.

Outras apresentações foram realizadas pela equipe da Atenção Primária à Saúde (APS), que interpretou ‘Amamenta Sim’, com apoio do Grupo da Fundação Cultural, sobre a música Eu Gosto Assim de Gustavo Mioto e Mari Fernandes. Também houve a participação da ESF Industrial com a música ‘Amamentar Meu Filho’, baseada na música Bombomzinho, de Israel e Rodolfo, e a ESF Ouro Branco, com a música ‘Amamentação-Engasgo-Doação’, sobre o original Carolina Vai no Chão, de Kaio Stronda, Vacilão e Zé Felipe.

Na abertura do evento, o prefeito elogiou o envolvimento de todos os profissionais e a originalidade da ação que, por meio de atividades de integração, abordam um assunto tão sério e importante para toda a vida, que é o aleitamento materno. “Ao utilizar esse gênero literário da paródia, os profissionais de saúde, que entendem do tema amamentar melhor que ninguém, conseguem garantir mais saúde para todos os bebês que nascem em Umuarama e para as mamães que utilizam nossa rede de atendimento em saúde. Parabéns a cada um dos envolvidos”, afirmou Pozzobom.

Já o secretário municipal de Saúde reforçou que o Agosto Dourado, que está relacionado ao padrão ouro de qualidade do leite humano e tem como objetivo fortalecer e estimular o aleitamento materno, é uma das principais campanhas desenvolvidas pela Secretaria em Umuarama. “É muito importante para nós, que somos da gestão da saúde no município, ver o envolvimento de tantos profissionais com o objetivo de cuidar da qualidade de vida de todos os cidadãos aqui vivem aqui”, pontuou.

ALIMENTO PARA QUEM PRECISA

Entre os quesitos para participar da 4ª edição do Concurso de Paródias Agosto Dourado, as Equipes Saúde da Família (ESF) tinham como objetivo arrecadar, junto às suas unidades, alimentos não perecíveis, que foram destinados a duas entidades beneficentes. “As cinco ESF conseguiram arrecadar exatamente 673 quilos de alimentos, sendo que 450 quilos foram para o Lar Santa Faustina e 223 quilos foram para a Casa da Sopa Dr. Leopoldino.

Rafaela agradeceu ainda a participação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Noroeste, que apresentou a palestra ‘Manobra e Desengasgo na Criança’, com técnicas práticas para socorro de bebês e crianças que se engasgam na hora da alimentação.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas