
25º BPM apoia projeto de livro em braile contra bullying promovido por Miss terceira idade
O 25º Batalhão da Polícia Militar e a umuaramense Miss Universo Terceira Idade Anecy Oncken, 70 anos, apresentaram na manhã […]


O 25º Batalhão da Polícia Militar e a umuaramense Miss Universo Terceira Idade Anecy Oncken, 70 anos, apresentaram na manhã da última terça-feira (29) o projeto de distribuição do livro “Era uma vez as Vogais AEIOU” para alfabetização em braile, cujo tema é o Bullying. O referido projeto está inserido nas metas a serem alcançadas durante o reinado da miss visando a distribuição nas escolas do Brasil.
“O 25º Batalhão sempre apoia iniciativas sociais e hoje estamos respaldando a escritora Anecy, que nos trouxe a apresentação de um projeto de apoio pedagógico. Ela também está divulgando a venda de doces como meio para custear a produção desses livros”, relatou a Tenente Leme.
Anteriormente professora de alfabetização Anecy ministrava aulas para alunos do pré, primeiro e segundo ano na zona rural de Morretes. Foi dentro da sala de aula que ela encontrou inspiração para escrever suas obras. O livro que será impresso em Braile, foi motivado por sua atuação na direção da Associação de Amigos do Autista (AMA). Uma de suas colegas sugeriu que o livro fosse produzido em formato Braile.
“Então eu busquei gráficas e editoras no Brasil e encontrei uma em São Paulo, onde consegui imprimi-lo. A venda dos doces tem como objetivo arrecadar recursos para a distribuição deste livro. Infelizmente, a produção deste livro não é barata”, compartilhou a Miss.

Durante sua passagem pela Colômbia ela conseguiu produzir uma versão em espanhol, vendeu os doces e conseguiu patrocínio de empresários para publicá-lo no país. “A beleza é efêmera, mas o conhecimento é eterno. Sinto-me imensamente satisfeita por ter realizado isso”, acrescentou.
Em outubro ela participará de mais um concurso na categoria sênior em Punta Cana. Esse será seu último concurso de beleza, pois ela concentrará seus esforços na distribuição dos livros. No entanto para concretizar esse objetivo é necessário arrecadar fundos para possibilitar a entrega gratuita nas escolas.
“Costumo brincar dizendo: Não quero dinheiro, quero livros. A emoção de poder distribuí-los em escolas e bibliotecas não tem preço”, concluiu.
Aqueles interessados em ajudar, adquirindo os doces ou patrocinando a iniciativa, podem entrar em contato pelo WhatsApp (44) 99930-2084. Todos os recursos arrecadados serão destinados para a impressão dos livros.





