Redação Publisher do OBemdito

Mamaço no Lago Aratimbó reuniu mamães e bebês, além de divulgar o Banco de Leite Humano

A manhã do último sábado (26) amanheceu fria e nublada e aos poucos foi se enchendo de calor e fofura […]

Fotos: Assessoria de Comunicação Norospar
Mamaço no Lago Aratimbó reuniu mamães e bebês, além de divulgar o Banco de Leite Humano
Redação - OBemdito
Publicado em 29 de agosto de 2023 às 13h10 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 02h21

A manhã do último sábado (26) amanheceu fria e nublada e aos poucos foi se enchendo de calor e fofura com as atividades do “Mamaço no Lago Aratimbó”, promovido pela Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Norospar, através do Banco de Leite Humano – BLH Norospar e diversos parceiros.

A previsão do tempo não tirou o ânimo dos organizadores, que logo após o amanhecer do dia já estavam montando tendas, espalhando tapetes e almofadas pelo gramado florido do nosso lindo Lago Municipal. Um ambiente acolhedor foi preparado para receber mães lactantes, doadoras de leite materno, seus bebês, crianças maiores e também pais, avós, tios e pessoas da comunidade de Umuarama e região que foram prestigiar o evento.

O Mamaço é um movimento mundial que reúne mulheres em fase de lactação em parques, praças, lagos e outros ambientes ao ar livre, para incentivar, apoiar e promover a amamentação e a doação de leite materno. O evento encerrou o Calendário Oficial das atividades do Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação em Umuarama.

“É uma honra, um prazer e só temos mesmo a agradecer em nome da Norospar a cada uma de vocês”, disse o presidente da Norospar, Dr. Luiz Batista de França, às mães doadoras do BLH Norospar, durante seu discurso na abertura do evento. Segundo ele, “o trabalho do Banco de Leite tem sido fundamental na recuperação dos prematuros internados na UTI Neonatal e também na melhoria da saúde das crianças das próprias doadoras”.

O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom e diversos secretários municipais também prestigiaram o evento. Pozzobom ressaltou a importância do trabalho da Norospar para toda a população de Umuarama e agradeceu à diretoria e a todos os empenhados no trabalho do Banco de Leite Humano da Norospar.

Em seu discurso, o secretário de saúde de Umuarama Herison Cleik da Silva Lima, destacou a importância do trabalho do BLH Norospar na diminuição da mortalidade infantil da região, que atualmente tem um dos menores índices do Paraná.

Também discursaram: Maisa de Oliveira Santos, representando a 12ª Regional de Saúde, Valdete Sperandio Cruz, rotariana que recebeu o título de Madrinha do BLH Norospar por sua contribuição para o projeto, Daiane Ribeiro, fonoaudióloga e coordenadora do BLH Norospar e Amanda Vasques, enfermeira coordenadora da Maternidade Norospar.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Os participantes do Mamaço no Lago Aratimbó foram recepcionados com um delicioso café da manhã, preparado pelo Serviço de Nutrição e Dietética da Norospar, tudo fresquinho, saboroso e saudável.

Durante toda a manhã, em parceria com o Curso de Enfermagem da Unipar e farmácias de Umuarama, foram realizados testes de glicemia, aferição de pressão e orientações com profissionais de saúde, gratuitamente.

No encerramento houve sorteio de prêmios e brindes doados por parceiros, que fizeram a alegria de todos. O evento cumpriu sua missão, promovendo o encontro e a confraternização entre mães que amamentam.

Como ajudar o Banco de Leite Humano Norospar?

Se você amamenta – seja doadora. Envie mensagem de texto para o WhatsApp (44) 98857-6075

Doe potes de conserva e café solúvel para o armazenamento e pasteurização do leite materno. Deixe na

recepção do Hospital Norospar ou em pontos de coleta .

Você também pode ajudar doando qualquer valor para a Chave Pix – 44 99107-6964.

(Reportagem: Assessoria de Comunicação da Norospar)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas