
Patrulha Rural contribui para redução da criminalidade na área do 25º BPM de Umuarama
O programa atende atualmente 350 agricultores, incluindo 87 em Umuarama


Instituído pelo governo do Paraná em 2022, o programa de Patrulha Rural tem se destacado na redução da criminalidade nas áreas rurais sob jurisdição do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM) em Umuarama.
O programa atende atualmente 350 agricultores, incluindo 87 em Umuarama, por meio de duas equipes compostas por três policiais cada. Uma equipe atende à área da 1ª Companhia sediada no município, enquanto a outra se dedica à 2ª Companhia em Iporã.
“Nosso serviço inclui visitas aos proprietários rurais, compartilhamento de dicas de segurança rural e intensificação do policiamento. Quando ocorrem ocorrências, como furto ou roubo de gado e maquinário, somos os responsáveis pelo atendimento”, explica o tenente Hélio Carvalho Martins Filho, responsável pelo programa.
Entre as da Patrulha Rural estão a colocação de placas de sinalização nas propriedades cadastradas, indicando que elas estão sob a proteção do programa. Segundo o tenente, isso desestimula a ação de criminosos. “As propriedades que foram cadastradas nunca foram furtadas ou roubadas, no geral, também houve diminuição de furtos e roubos de gado nestas regiões”, revela o tenente.

O cadastro de propriedades é simples e pode ser feito através do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), pelo número 190, ou diretamente no Batalhão. Além disso, o programa mantém uma presença no Instagram do 25º BPM, onde os proprietários podem enviar mensagens e agendar visitas. Os cadastros são vinculados a um sistema que fornece coordenadas geográficas, agilizando a resposta da polícia em casos de ocorrências.
“Se acontecer um furto em uma propriedade em Xambrê, por exemplo, e o proprietário não conseguir explicar ao certo o local, o Copom vai passar a localização para a equipe e a viatura consegue chegar bem mais rápido no local”, detalha.

“É um programa muito importante porque traz mais segurança para a propriedade e para toda a região”, afirma o agricultor Luiz Messias de Andrade, que tem uma propriedade em Serra dos Dourados.
O programa não beneficia apenas áreas rurais, mas também impacta positivamente as comunidades urbanas, fortalecendo a confiança da população na polícia e contribuindo para a segurança geral. No entanto, desafios surgem devido à vastidão da área de cobertura, o que limita a capacidade de atendimento.
“São mais de 4 mil quilômetros de estradas rurais. Fazemos o máximo esforço, mas, às vezes, não conseguimos fazer revisitas em todas as propriedades devido à nossa equipe limitada”, comenta.

Para superar esses desafios, o programa está em processo de expansão, com a formação de novos soldados e a alocação de recursos adicionais para atender tanto às necessidades da área urbana quanto às áreas rurais.
“Estamos formando 53 novos soldados. Já levamos a demanda para o comando do Batalhão e estamos estudando, de maneira adequada, a divisão tanto para a sede de Umuarama, quanto para os Destacamentos. Talvez tenhamos a ampliação de um ou dois policiais para a Patrulha Rural”, finaliza.



