
Programa de qualificação do Senai forma turma no setor de panificação, em Umuarama
O mercado de trabalho de Umuarama recebeu mais um grupo de jovens e adultos qualificados para o setor de panificação […]


O mercado de trabalho de Umuarama recebeu mais um grupo de jovens e adultos qualificados para o setor de panificação dentro do programa de qualificação de mão de obra oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Sistema Fiep. A entrega dos certificados ocorreu na tarde de segunda-feira (4) no auditório do Senai.
Gratuito, o curso de auxiliar de serviços de panificação teve 160 horas de duração iniciou em 10 de julho deste ano e contou com 20 vagas. As aulas foram ministradas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, em um espaço na Diretoria de Compras e Almoxarifado (DCA) da Prefeitura, sob o comando do renomado instrutor Ederson Gimenes, que foi homenageado pelos alunos com uma bonita mensagem de agradecimento.
Em nome do prefeito Celso Pozzobom, o secretário da Indústria e Comércio, Junior Ceranto, destacou a importância da parceria para abrir perspectivas profissionais e de empreendedorismo aos alunos.
“Com esse conhecimento vocês podem procurar a Agência do Trabalhador, que oferece uma série de vagas na área, e também a Casa do Empreendedor, para os que desejam iniciar o próprio negócio. Vocês estão prontos e o futuro está garantido”, comentou, parabenizando os formandos.
O gerente da Agência do Trabalhador, Valdemir Frasson, lembrou que vários alunos conseguiram empregos mesmo antes do final do curso.
“A agência está de portar abertas para encaminhar vocês ao mercado de trabalho, basta preencher um cadastro (ou atualizar, caso o aluno já tenha) e ficar de olho nas vagas”, pontuou.
A coordenadora de Educação Profissional do Senai, Silvia Horwat, disse que o momento era de alegria e celebração.
“Reafirmamos a missão de fortalecer a indústria com qualificação profissional. Destacamos o empenho e a dedicação de cada aluno e da nossa equipe e agradecemos a parceria com a Prefeitura e a Coamo e que continuemos aprendendo sempre, buscando sempre mais, estudando e nos aperfeiçoando”, resumiu.
O curso qualificou os alunos para a panificação (em escala industrial ou não), gestão da produção e desenvolvimento de produtos e processos, atendendo às normas e procedimentos técnicos de qualidade, higiene e saúde e de meio ambiente. Ao final foi servido um café da tarde com pães, bolachas e outros quitutes preparados pelos alunos.
Também participaram Silvia Vendrame, chefe regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Wesley Vendrusculo, procurador-geral do Estado em Umuarama, o diretor do sindicato patronal do comércio, Claudinei Herrero, o consultor do Sebrae, Ricardo Camargo, Pedro Sérgio e o tenente Mazzini, do Corpo de Bombeiros.
(Com informações assessoria PMU)
