Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Duas pessoas caem no golpe da ‘tabela do Pix’ após umuaramense ter Instagram invadido

Uma das vítimas perdeu R$ 200 e a outra perdeu o salário inteiro

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Duas pessoas caem no golpe da ‘tabela do Pix’ após umuaramense ter Instagram invadido
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 6 de setembro de 2023 às 15h02 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 01h47

Duas pessoas perderam quantias em dinheiro no golpe conhecido como “tabela do Pix” ou “Pix Multiplicador” através da conta de Instagram de uma jovem umuaramense, de 20 anos, que afirmou ter sido hackeada na última segunda-feira (4).

Ao OBemdito, Gabriella Mathias Almeida explicou como descobriu que sua conta foi invadida. Segundo ela, por volta das 11h da manhã de segunda-feira ela recebeu uma notificação de uma conversa no Instagram com uma amiga dela, porém como estava no trabalho ela deu pouca atenção para o chat.

Posteriormente, ao ver as mensagens, ela percebeu que alguém estava usando sua conta para enviar mensagens para a amiga, pedindo para que ela clicasse em um link e enviasse um código que chegaria por SMS.

A amiga desconfiou da situação e ligou para a mãe de Gabriella avisando que a jovem possivelmente havia sido hackeada. Imediatamente a umuaramense tentou mudar sua senha do aplicativo, porém o estelionatário conseguiu – de alguma forma que até agora é desconhecida – alterar o e-mail de verificação da conta.

Após tomarem controle da conta, o(s) criminoso(s) passaram a postar stories antigos da conta de Gabriella, @gabriellamathias2202, para se passarem pela jovem e validarem seu próximo passo: a publicação de posts de falso investimentos da “tabela Pix”, onde o golpista apresenta uma oferta que se a pessoa fizer um depósito Pix com determinada quantia, irá receber um valor, duas, três ou até várias vezes maior.

Uma das vítimas foi um amigo de Gabriella, que ligou para jovem dizendo ter enviado R$ 200 para a conta, acreditando ser uma proposta real da jovem. Outro casal afirmou que perdeu todo o salário com o golpe.

Nesta terça-feira (5) Gabriella registrou um boletim de ocorrência, e afirmo só não tê-lo feito antes devido às fortes chuvas que atingiram a Capital da Amizade na segunda-feira (4). Ela lamentou que esgotou suas alternativas para resolver o problema. “Já tentei de tudo mas não vai, porque mudaram o e-mail. A gente mandou para o Instagram (plataforma) mas até agora nada”, revelou.

A esperança da jovem no momento é evitar que mais pessoas sejam vítimas do golpe, porém ela segue com medo de sofrer alguma consequência dos atos dos golpistas.

“Eu acho que eu corro até risco. Imagina só uma pessoa que me conhece, vai lá, faz um Pix achando que é para mim, imagina se essa pessoa vai atrás de mim, me acha na rua e vem querer me bater achando que era eu. Até eu explicar que não era eu e que a minha conta foi hackeada, então até esse risco estou correndo”, lamentou.

Atenção leitores!

Os golpes envolvendo modalidades Pix são amplos e muito utilizados por golpistas. Em geral, a Polícia Civil recomenda que nunca seja feito nenhum tipo de depósito para contas que apresentam um “milagroso retorno financeiro” após investimentos, sejam eles pelas redes sociais ou pelo WhatsApp.

Em agosto deste ano OBemdito publicou uma reportagem explicando algumas das abordagens dos criminosos. Clique aqui e fique por dentro para evitar cair neste tipo de armadilha.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas