Redação Publisher do OBemdito

Rio Grande do Sul decreta estado de calamidade pública; ao todo 31 pessoas morreram

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou que decretará estado de calamidade pública no Estado e que […]

Foto: Maurício Tonetto/ Secom
Rio Grande do Sul decreta estado de calamidade pública; ao todo 31 pessoas morreram
Redação - OBemdito
Publicado em 6 de setembro de 2023 às 21h21 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 01h45

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou que decretará estado de calamidade pública no Estado e que não haverá desfiles alusivos ao 7 de Setembro. As informações foram divulgadas durante a entrevista coletiva nesta tarde de quarta-feira (6). O governador estava acompanhado de uma comitiva do governo federal.

O cancelamento dos desfiles possibilita a concentração de forças nas ações de resgate e auxílio à população atingida. Na coletiva, Leite destacou a designação de 180 militares do Exército para atendimentos nas localidades e a disponibilização de maquinário para ajudar na organização e reconstrução das 12 cidades mais afetadas.

“Agora é o momento de arregaçar as mangas e dar tudo que a gente pode, fazer todo o esforço necessário para atender às pessoas, dar conforto e assistência às famílias, desde saúde até alimentação e vestuário. Precisamos restabelecer as condições mínimas de sobrevivência e tudo o que for necessário para que essas pessoas possam se reerguer”, disse.

O número de mortes em razão das fortes chuvas provocadas por um ciclone extratropical chegou a 31 pessoas no Estado. Seis novos óbitos foram registrados no município de Roca Sales.

Fotos: Gustavo Mansur/ Secom
Foto: Defesa Civil/RS

OBemdito com Catve

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas