Redação Publisher do OBemdito

Região de Umuarama está em alerta amarelo para tempestade, ventos intensos e granizo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na manhã desta sexta-feira (8) um alerta amarelo (perigo potencial) envolvendo o risco […]

Foto: Inmet
Região de Umuarama está em alerta amarelo para tempestade, ventos intensos e granizo
Redação - OBemdito
Publicado em 8 de setembro de 2023 às 17h39 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 01h40

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na manhã desta sexta-feira (8) um alerta amarelo (perigo potencial) envolvendo o risco de tempestade, ventos intensos e queda de granizo na região de Umuarama e a maior parte do Paraná. O aviso foi emitido às 9h36 e é válido até às 10 horas de sábado (9).

Segundo o Inmet, a previsão é que diversos municípios não só do Paraná, mas também do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul registrem ao longo do dia chuva entre 20 e 300 milímetros por hora ou até 50 mm/dia; ventos intensos (com velocidade entre 40 e 60 km/h) e queda de granizo.

Há, ainda, baixo risco de corte de energia elétrica, possibilidade de estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Os alertas do Inmet, vale lembrar, são classificados por cores de acordo com três graus diferentes de gravidade. O alerta amarelo aponta um risco moderado, com potencial da situação tornar-se perigosa (o que significa que a população deve se manter informada sobre as condições meteorológicas previstas para sua localidade). Os alertas mais preocupantes, os mais graves, contudo, são o laranja (grau de risco alto) e o vermelho (risco muito alto).

As instruções à população são:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Mais informações no site do Inmet (clique aqui).

(Reportagem: Bem Paraná e OBemdito)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas