Redação Publisher do OBemdito

Umuaramenses têm 8 meses para emitir ou regularizar título eleitoral para as Eleições 2024

Os moradores de Umuarama que desejam participar das Eleições Municipais de 2024 têm um prazo de oito meses para regularizar […]

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Umuaramenses têm 8 meses para emitir ou regularizar título eleitoral para as Eleições 2024
Redação - OBemdito
Publicado em 18 de setembro de 2023 às 14h23 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 01h04

Os moradores de Umuarama que desejam participar das Eleições Municipais de 2024 têm um prazo de oito meses para regularizar seu título de eleitor ou emitir a primeira via deste documento. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem reiteradamente alertado os eleitores a não deixarem para a última hora a resolução de pendências junto à Justiça Eleitoral, garantindo assim o exercício do direito de voto no próximo ano.

O cadastro para as eleições de 2024 será encerrado após o dia 8 de maio de 2024, uma vez que o primeiro turno da votação está marcado para o dia 6 de outubro de 2024, conforme estipulado pelo artigo 77 da Constituição Federal.

Em Umuarama existem atualmente 1.325 suspensos, 14.366 cancelados e os principais motivos para isso são condenação criminal, eleitores que não fizeram revisão biométrica, mudaram de residência, faleceram, não votam mais, cancelaram, não justificaram, ou não votaram por 3 anos e não procuraram a justiça eleitoral fazendo com que o título deixe de existir.

No entanto é importante destacar que é possível regularizar a situação pelo site ou pessoalmente comparecendo ao Cartório Eleitoral e apresentando os documentos necessários. Se houver multa, o sistema emitirá a guia para pagamento na hora. Caso o título esteja cancelado, é necessário realizar a revisão pelo site para atualizar os dados e, em seguida, finalizar o processo no Cartório para coleta dos dados biométricos e da foto.

Os documentos aceitáveis incluem o RG ou a certidão de nascimento (no caso de solteiros) ou de casamento, ou a carteira de Trabalho e Previdência Social (exceto a Carteira de Trabalho Digital), ou a carteira emitida por órgãos criados por lei federal que controlam o exercício profissional (como OAB, CRM, CREA, etc.), ou a CNH (inclusive a digital, mesmo que esteja vencida), ou o passaporte, desde que contenha todas as informações necessárias para a identificação da pessoa, incluindo a filiação.

Além disso, é necessário apresentar o título eleitoral e comprovantes de justificativa, se houver, bem como um comprovante de residência original, digital ou cópia, emitido nos três meses anteriores à data do atendimento. No caso de indivíduos que residem com os pais ou outros familiares, é necessário apresentar, juntamente com o comprovante de residência, um documento que comprove a filiação ou o parentesco. São aceitáveis como comprovantes de residência contas de água, luz, gás, telefone, envelopes de correspondência, entre outros.

Além do vínculo residencial, é possível justificar a escolha do município caso se possa comprovar um vínculo afetivo, familiar, profissional ou comunitário. O documento de identificação deve ser apresentado em sua forma original, legível, sem abreviaturas e em bom estado de conservação dentro do prazo de validade. Eventualmente uma cópia pode ser solicitada.

O alistamento eleitoral também está aberto para eleitores de 15 anos que completarão 16 até o dia da eleição. Para os eleitores de 16 e 17 anos o voto é facultativo.

As próximas eleições têm como objetivo a escolha de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro turno está agendado para o dia 6 de outubro de 2024, enquanto o segundo turno, onde necessário para a escolha de prefeito em municípios com mais de 200 mil eleitores, ocorrerá no dia 27 de outubro.

Para verificar a situação do título eleitoral, é possível preencher o formulário disponível no Portal do TSE. Já para emitir o primeiro título, é necessário acessar o sistema Autoatendimento Eleitoral – Título Net e seguir as instruções fornecidas. Caso existam débitos de eleições anteriores, o eleitor deverá quitá-los pelo site antes de fazer o requerimento.

O Fórum Eleitoral de Umuarama está localizado na Avenida Desembargador Antônio Ferreira da Costa, Zona I, de segunda a sexta das 12h às 18h. Para mais informações entrar em contato pelo telefone

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas