Redação Publisher do OBemdito

Palestra abordará a melhora da qualidade de vida de crianças com autismo

Palestra sobre autismo vai arrecadar recursos para a AMA

Fotos: Heloiza Vieira
Palestra abordará a melhora da qualidade de vida de crianças com autismo
Redação - OBemdito
Publicado em 14 de setembro de 2023 às 18h59 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 01h16

Nesta sexta-feira (15), Umuarama receberá um grande evento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Uma palestra realizada pela especialista Daniele Freitas, de Brasília/DF abordará temas para a melhora da qualidade de vida da criança e da família.

O evento com início às 19h, no Centro de Eventos Caiuá é promovido pela médica pediatra, dra. Leslye Sartori, especialista na área e mãe de uma criança com autismo. “Pensei neste evento como uma oportunidade para que todas as pessoas que querem saber mais sobre autismo possam se aprofundar com uma das maiores especialistas do país”, explica.

Para o evento, a palestrante foi escolhida por sua vivência e experiência. Daniele é autista e também mãe de uma criança com autismo. Desde o diagnóstico do filho, se especializou na área e é considerada uma referência nacional na capacitação de pais e profissionais das áreas de educação e saúde.

De caráter beneficente, os recursos arrecadados com os ingressos do evento serão destinados à AMA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama/PR.

DIAGNÓSTICOS DE AUTISMO ESTÃO AUMENTANDO

Ainda não há estatísticas nacionais sobre a incidência do transtorno no Brasil. Por isso, se leva em consideração os dados do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), que aponta que uma em cada 36 crianças até 8 anos de idade, tem TEA nos Estados Unidos.

“À medida que cresce o número de profissionais capacitados e as ferramentas para o diagnóstico, mais casos tendem a ser registrados. Esse número alarmante aponta a urgência da conscientização de toda a sociedade para que crianças com autismo se desenvolvam”, aponta a médica.

ASSOCIAÇÃO UMUARAMENSE PRECISA DE AJUDA

A AMA Umuarama atende hoje 108 crianças com autismo. Há outras 60 na fila de espera por atendimentos realizados de forma gratuita com o apoio da Prefeitura de Umuarama e doações. Presidente da entidade, a mãe Tayla Oliveira destaca a importância da ajuda da comunidade.

“A AMA faz a diferença na vida dessas crianças e suas famílias. Aqui nós ofertamos atendimentos importantes como psicoterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, fisioterapia, musicoterapia e psicomotricidade. Para manter e até expandir nossas atividades nós contamos com doações e a ajuda de voluntários”, explica.

A palestra “Autismo – como melhorar a qualidade de vida da criança e da família” tem um valor social de R$ 20, que será repassado para a entidade. Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (44) 99738-2297 ou no site www.genumuarama.com.br.

(Reportagem: Heloiza Vieira)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas