Redação Publisher do OBemdito

Umuarama registra 10 primeiros casos de dengue no novo período de monitoramento

Dez casos de dengue foram confirmados em Umuarama, de acordo com boletim semanal emitido na última quarta-feira (6), pelo Serviço […]

Foto: Assessoria
Umuarama registra 10 primeiros casos de dengue no novo período de monitoramento
Redação - OBemdito
Publicado em 11 de setembro de 2023 às 20h32 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 01h30

Dez casos de dengue foram confirmados em Umuarama, de acordo com boletim semanal emitido na última quarta-feira (6), pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental do município. Todos tiveram confirmação laboratorial e foram acumulados nas últimas seis semanas, desde que foi iniciado – em 30 de julho – um novo período epidemiológico para o acompanhamento da dengue em todo o Paraná.

Neste tempo, já foram registradas em Umuarama 131 notificações de suspeitadas da doença, das quais 56 foram descartadas, e ainda há 65 prováveis casos em investigação. Dentre os positivos, não houve nenhum caso grave ou com sinais de alarme e os pacientes passam bem.

As unidades básicas de saúde (UBS) que saíram ‘na frente’ com os primeiros casos de dengue deste novo período foram Guarani/Anchieta, Posto Central e Primeiro de Maio, com dois casos cada, e Ouro Branco, Vitória Régia, São Cristóvão e San Remo, que registraram um caso cada.

A orientação para o momento é combater infestações do mosquito transmissor da dengue eliminando possíveis criadouros. O inseto se reproduz em água parada, portanto a população precisa manter calhas e quintais limpos, sem recipientes que possam acumular água, a fim de evitar a proliferação.

O indicado é fazer vistorias diárias nos quintais, após a ocorrência de chuvas, e denunciar situações que configurem negligência ou descuido de vizinhos, bem como lixo e eventuais criadouros em terrenos baldios. O telefone para denúncias e reclamações é (44) 6639-1930 no horário de expediente da Prefeitura – das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas