
Ex-comissária de bordo conquista sonho de pilotar Airbus A320 em Maringá
A paixão pela aviação levou Estela Favoretto, maringaense prestes a completar 42 anos, de comissária de bordo a piloto, culminando […]


A paixão pela aviação levou Estela Favoretto, maringaense prestes a completar 42 anos, de comissária de bordo a piloto, culminando em um feito extraordinário: comandar um Airbus A320 em Maringá, um marco em sua carreira de mais de duas décadas na indústria da aviação.
Em 2001, Estela iniciou sua jornada como comissária de bordo, mas ao longo dos anos, dedicou-se incansavelmente ao aprimoramento de suas habilidades, tornando-se agora parte do seleto grupo de pilotos de uma renomada companhia aérea. “Em mais de um ano, somando cerca de 900 horas de voo até agora”, afirmou Estela.
Em um post emocionado no Instagram, Estela compartilhou sua realização, descrevendo a emoção de pousar pela primeira vez um Airbus 320 em sua cidade natal, Maringá. “Quando iniciei os meus cursos para piloto, eu observava os grandes jatos e me imaginava em um daqueles algum dia! Além do sonho de pilotá-los, eu almejava operar para a minha cidade que é Maringá e neste mês de setembro consegui efetuar um voo de São Paulo/Guarulhos para Maringá em um Airbus 320 pela empresa que trabalho atualmente”, explicou Estela.
O voo, que teve uma duração prevista de 01h04, atingiu uma altitude de 36.000 pés, equivalente a quase 11.000 metros acima do nível do mar, com uma velocidade média de MACH.78, resultando em aproximadamente 920 km/h. A aeronave utilizada foi um Airbus 320-214, equipado com motores CFM56-5B4, peso máximo de decolagem de 78 toneladas e capacidade para 180 passageiros, com um custo médio de U$100 milhões.
Durante sua carreira, Estela teve a oportunidade de viajar para destinos incríveis e explorar diversas culturas. “Essa janela de oportunidades é, ao meu ver, o grande diferencial da aviação. Estar, sentir e viver diferentes culturas em pouco espaço de tempo”, destacou a piloto maringaense.
Estela também ressaltou a importância da crescente representatividade feminina na aviação, observando que, de acordo com dados da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), a porcentagem de mulheres no quadro de pilotos em todo o mundo vem aumentando gradualmente e que o objetivo é aumentar ainda mais esse número.
Em 2022, Estela foi uma das responsáveis por conduzir um Airbus A321 personalizado com o nome da famosa influenciadora GKay, com capacidade para 216 pessoas, em um voo do aeroporto de Guarulhos (SP) para a capital do Ceará.

Com informações CBN Maringá