Redação Publisher do OBemdito

Microempreendedores individuais buscam apoio para inscrição em novo sistema de notas

Receita Federal do Brasil decidiu padronizar programas para a expedição da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e)

Fotos: PMU
Microempreendedores individuais buscam apoio para inscrição em novo sistema de notas
Redação - OBemdito
Publicado em 14 de setembro de 2023 às 12h52 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 01h18

Desde o dia 1° de setembro, todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) do país devem emitir suas notas fiscais diretamente no site da Receita Federal do Brasil – até então os documentos eram feitos a partir do Portal Ginfes, hospedado no site da Prefeitura de Umuarama.

Agora, com essa alteração, todos os empresários devem fazer um novo cadastro para a expedição da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) e a Casa do Empreendedor de Umuarama oferece o serviço de graça.

O movimento de MEIs no local aumentou significativamente, conforme comenta o secretário municipal de Indústria e Comércio, Junior Ceranto. “Nos últimos dias a busca por informações e ajuda na realização do cadastro da Receita Federal aumentou bastante. E a Casa do Empreendedor possui equipe capacitada e preparada para atender a todos, esclarecendo sobre a nova determinação e sobre quaisquer outras dúvidas que os microempresários possam ter”, afirma.

Ele explica que a intenção do Governo Federal ao criar um novo emissor de nota fiscal do MEI é justamente padronizar as NFS-e, que são emitidas nos portais das prefeituras. “Ou seja, cada município possui um modo de emissão de nota fiscal, dificultando o controle e a análise dos dados produzidos em todos os 5.568 municípios brasileiros. A uniformização do programa emissor do documento fiscal foi feita em parceria com o Sebrae e é bem simples de ser utilizado”, pontua o secretário.

Gerente da Casa do Empreendedor, Sergio Vercesi Filho observa que é muito importante que os MEIs de Umuarama busquem atualizar, o mais rápido possível, o sistema de emissão das notas contando com o direcionamento dos profissionais da Casa do Empreendedor.

“Eles estão aptos a oferecer todo apoio possível, inclusive sobre como contornar as instabilidades que o site da Receita Federal vem apresentando ultimamente. Vale destacar que toda a assessoria é feita de graça para os empreendedores de Umuarama, assim como não há custos para o prestador de serviços baixar, instalar ou acessar o emissor de NF da Receita Federal”, esclarece.

Vercesi relata que a alteração atende a uma determinação do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), que é vinculado à Receita Federal. “Os dados completos estão na Resolução nº 169/2022, mas os MEIs não precisam se preocupar com os aspectos técnicos do documento: é preciso apenas fazer o cadastro corretamente e depois seguir emitindo as notas no portal www.gov.br/nfse/pt-br ou mesmo por um aplicativo no celular. É uma mudança significativa na rotina dos microempresários, por isso é importante informar-se corretamente e realizar esse cadastro com apoio da Casa do Empreendedor”, indicou Ceranto.

SERVIÇO – NOVO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS – MEI – Receita Federal do Brasil – Local para fazer o cadastro: Casa do Empreendedor – Praça Hênio Romagnolli n° 3820 (ao lado da Aciu) – Contato: (44) 3055-4023 e 3624-8065. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira – das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

(Com informações assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas