
Apagão: Notifica Covid apresenta falhas e deixa de registrar novos casos em Umuarama
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) controla todos os casos de coronavírus por meio do sistema ‘Notifica COVID’, que […]


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) controla todos os casos de coronavírus por meio do sistema ‘Notifica COVID’, que é a única base de dados com notificações a respeito da covid-19 no Paraná. Devido a uma falha no programa, houve uma inconsistência no registro de novos casos em todo o Estado. Em Umuarama, por exemplo, 13 pessoas receberam diagnóstico positivo para a doença nos últimos 10 dias e esse número só foi divulgado nesta sexta-feira (15) – sendo cinco mulheres, oito homens e nenhuma criança.
Diante dessa falha, o número de casos na cidade, nos primeiros 15 dias de setembro, salta de 10 para 23 (12 mulheres, 11 homens e nenhuma criança). O Boletim Covid divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde confirma que neste ano, em 257 dias, 1.470 pessoas receberam diagnóstico positivo para a doença – 874 mulheres (60%), 558 homens (38%) e 38 crianças (2%) – totalizando uma média diária de 5,7 casos. Desde o início da pandemia, em março de 2020 (são 41 meses), 42.712 pessoas foram identificadas com a doença e deste total 42.342 se recuperaram – e a média diária fica em 33 casos.
O mau funcionamento do Notifica SUS causou outra inconsistência na divulgação de dados a respeito do coronavírus: uma senhora de 64 anos que foi internada dia 10 de setembro na UTI do Hospital Uopeccan, continua sendo tratada na Unidade de Terapia Intensiva – ela tomou quatro doses da vacina, mas apresenta uma série de comorbidades: tem diabetes, doença cardíaca, é hipertensa e tabagista, porém seu quadro é estável.
O número de pessoas em isolamento domiciliar é de 13, sendo 10 casos ativos (já confirmado) e mais três casos suspeitos. O total de óbitos nesse período é de 360, sendo que última morte foi registrada no início de janeiro deste ano. A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) continua classificando Umuarama com bandeira verde, quando o risco de contaminação é considerado baixo.
(Assessoria)