
Suspensão de consultoria técnica gera protestos de pequenos produtores de leite em Umuarama
A suspensão abrupta de um serviço de consultoria técnica terceirizado, contratado pela Prefeitura de Umuarama, provocou uma onda de protestos […]


A suspensão abrupta de um serviço de consultoria técnica terceirizado, contratado pela Prefeitura de Umuarama, provocou uma onda de protestos entre agricultores familiares no município. A paralisação, que entrou em vigor em 1º de setembro, impactou diretamente 50 pequenos produtores de leite, que contavam com orientação técnica e assistência especializada em suas propriedades.
Um dos agricultores afetados, dono de uma propriedade de três alqueires, onde mantém dez vacas para produção de leite, desabafou sobre o choque de descobrir a suspensão do auxílio ao tentar entrar em contato com a empresa contratada, a IGP Consultoria Agropecuária, em busca de orientação.
O líder comunitário Mauri Corrêa lamentou a decisão, observando que o suporte havia sido conquistado após esforços significativos junto ao Sindicato. “Eles que nos ajudaram a alavancar a nossa produção de leite. Queria entender por qual razão o atual secretário de agricultura [João Megda] suspendeu o serviço que vinha sendo feito e nos deixou à deriva”, afirmou.
Corrêa destacou a importância crucial desse serviço para a sobrevivência dos pequenos produtores de leite, que não dispõem de recursos para pagar por orientação técnica. “Eles precisam cortar recursos em outras áreas, porque somos nós, os pequenos, que precisamos de ajuda porque contribuímos para que o município arrecade recursos e cresça”, argumentou.
A empresa em questão havia estabelecido contrato com a prefeitura durante o primeiro mandato do prefeito Celso Pozzobom e havia tido o contrato renovado em junho, quando Pozzobom reassumiu o cargo.
Wilson Marques Silva, técnico em agropecuária da empresa, esclareceu que, após a determinação da prefeitura para suspender o atendimento aos produtores, uma reunião havia sido agendada, mas depois cancelada.
“O produtor do leite está num de seus piores momentos nos último 20 anos com relação ao preço. A assistência técnica traz uma visão macro para o produtor conter gastos e viabilizar a produção”, afirma.

Além de planejar pastagens para as estações de verão e inverno, a empresa também auxiliava os produtores na nutrição das vacas e prestava suporte nas áreas agrícolas e de zootecnia.

Contatada por OBemdito, a prefeitura confirmou a suspensão do serviço e afirmou que planeja retomá-lo em breve, oferecendo uma consultoria técnica mais abrangente.
Em nota a Assessoria de Comunicação afirmou que o município “pretende retomar o serviço em breve oferecendo uma consultoria técnica mais completa, que envolva pastagem e alimentação, sanidade animal, genética, qualidade do leite, enfim, todos os fatores relacionados à pecuária de leite para atender melhor aos pequenos produtores de Umuarama, de uma forma geral”.