
Homem que atirou contra policiais militares em comércio de Umuarama é preso pela Polícia Civil
Fato ocorreu no dia 2 de setembro em um estabelecimento na Rua Ministro Oliveira Salazar


A Polícia Civil do Paraná (PCPR), através da Delegacia de Umuarama, na tarde desta segunda-feira (18), deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva e busca e apreensão em desfavor de W.D.S.C. (27 anos), na residência localizada na avenida Apucarana, Zona V.
Conforme o delegado-chefe da 7ª Subdivisão Policial (7ª SDP), Gabriel Menezes, durante as buscas, nada de ilícito foi encontrado. O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia.
As investigações que culminaram na expedição dos mandados tiveram origem na ocorrência registrada no dia 2 de setembro, em um estabelecimento comercial na Rua Ministro Oliveira Salazar, Zona III de Umuarama. Na ocasião, dois homens que estavam em uma motocicleta efetuaram disparos de arma de fogo contra dois policiais militares, que estavam de folga no local.
Segundo apurado, a motocicleta era conduzida por uma adolescente de 17 anos, que foi apreendido em flagrante ainda na data dos fatos. Por sua vez, o preso nesta segunda-feira pela Polícia Civil estava na garupa e foi quem efetivamente desferiu os disparos contra os policiais militares.
Os suspeitos responderão pelo crime de tentativa de homicídio contra os policiais militares e seguem detidos à disposição da Justiça.
O CRIME
A Polícia Militar (PM) de Umuarama atendeu uma situação de disparos de arma de fogo em um comércio da cidade na madrugada do dia 2 de setembro deste ano. Policiais de folga revidaram e um adolescente suspeito acabou baleado. Ele ficou internado e depois foi apreendido.
Segundo o relato do proprietário do estabelecimento comercial (homem de 25 anos), feito à PM na ocasião, dois indivíduos inicialmente causaram uma confusão dentro do local e posteriormente retornaram armados, apontando a arma e ameaçando os seguranças da entrada, para acessar o comércio.
Os dois fizeram disparos dentro do estabelecimento e fugiram em uma motocicleta CG/Titan 150 de cor prata. Porém, mais uma vez eles retornaram. O passageiro da moto apontou novamente um revólver para os clientes.
Diante disso, dois policiais militares que estavam de folga viram a dupla armada. Agindo em legítima defesa própria e de terceiros, os PMs dispararam contra os agressores a fim de cessar a situação. Nesse momento os dois fugiram.
Enquanto a PM estava no local, recebeu informações de que um homem havia dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Umuarama com ferimentos causados por disparos de arma de fogo. Trata-se de um adolescente de 17 anos, que foi identificado como o autor dos disparos. Ele foi apreendido e permanece internado sob escolta policial.
Os militares retornaram ao estabelecimento e acionaram a Polícia Civil para os procedimentos legais. Durante buscas adicionais, foram encontrados estojos de munição .38 SPL, .40, e 9mm, que foram apreendidos e encaminhados à 7ª Subdivisão Policial de Umuarama.
Testemunhas afirmaram ter presenciado o incidente e forneceram depoimentos que serão registrados como parte da investigação em curso. Os seguranças do estabelecimento relataram que os suspeitos estavam armados e efetuaram diversos disparos, resultando em quatro marcas de tiros dentro do estabelecimento.
Os envolvidos foram apresentados à autoridade de polícia judiciária. A investigação sobre o incidente continua em andamento, visando esclarecer todos os detalhes e responsabilidades.