Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Detran e Apae de Umuarama realizam blitz educativa nesta Semana Nacional de Trânsito

A blitz ocorreu na Avenida Portugal durante a manhã e envolveu profissionais da segurança, professores e alunos

Detran e Apae de Umuarama realizam blitz educativa nesta Semana Nacional de Trânsito
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 19 de setembro de 2023 às 11h42 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 01h00

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) de Umuarama, em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, realizou uma blitz educativa com o apoio dos alunos e profissionais da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), na manhã desta terça-feira (19).

A Apae tem promovido a conscientização dos alunos desde o dia 1º de setembro e encerrará as atividades no dia 25 deste mês. Durante esse período, foram abordados diversos temas relacionados à segurança no trânsito, cuidados e prevenção de acidentes. Além disso, uma simulação de atropelamento foi realizada no estacionamento da instituição, visando conscientizar os pais dos alunos.

Maria Franquini Valério, professora do EJA da escola Anice Braga pai de Umuarama, conversou com OBemdito e enfatizou a importância do evento.

“O objetivo desse evento é a conscientização dos motoristas sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. Hoje percebemos que o trânsito está matando mais do que as guerras, então fizemos um trabalho direcionado com nossos alunos, onde cada turma trabalhou um tema. Agora, juntamos todos os temas para apresentar à escola e à comunidade.

Ontem (18), realizamos uma simulação de acidente porque temos muitos condutores que trazem os filhos para a escola, nem todos entram com cuidado, respeitando a sinalização. Então fizemos essa simulação com um aluno atropelado dentro do pátio da escola. A reação dos alunos foi maravilhosa. Todos os nossos alunos são muito participativos em todas as atividades que realizamos”.

A escolha da Apae pelo Detran ocorreu após a campanha do Maio Amarelo, na qual as outras escolas participaram da conscientização, mas a instituição acabou ficando de fora. Portanto, decidiram realizar o trabalho na escola e no Hospital Santa Cruz, uma vez que muitas pessoas que frequentam esses locais são motoristas e, após um período de internação, retornam à sociedade, continuando a dirigir. Assim, aqueles que não receberam atenção em maio estão sendo beneficiados agora.

Claudia Canali, diretora do Detran Umuarama, destacou a importância da Semana Nacional do Trânsito: “Estamos na semana nacional do trânsito e queremos chamar a atenção da população para o fato de que o trânsito mata. Hoje, há uma banalização da vida, as pessoas nem se assustam mais quando ocorre um acidente. Portanto, devemos conscientizar a população, e as crianças prepararam um material especial para esta semana.

Estamos incluindo também as crianças, que normalmente são deixadas de fora em outras escolas, mas que são formadoras de opinião e também fazem parte do trânsito. Acredito que a educação é a principal ferramenta para mudar o comportamento no trânsito. Para mudar um comportamento, programar para o futuro, a criança é realmente o que mais atinge o nosso foco, que é reverter esse quadro tão triste. Hoje, o trânsito, dos 2 aos 30 anos, é o que mais mata, então precisamos rever isso. Plantar a semente é o nosso objetivo.”

Mariana Aparecida Alves Ferreira, de 17 anos, aluna do EJA e aulas de tear, compartilhou sua experiência: “Gostei muito de participar, achei muito interessante, pois consegui aprender e meus colegas também. Foi muito legal, porque hoje em dia quase ninguém respeita o trânsito, ninguém quer parar na faixa e com esses trabalhos aprendi muita coisa. Levei até para casa, e meus pais acharam interessante e apoiaram muito.”

A blitz ocorreu na Avenida Portugal durante a manhã e envolveu diversos motoristas. Participaram do evento agentes da Umutrans, Polícia Militar, Tiro de Guerra, profissionais do Detran, membros da imprensa, alunos e professores.

As atividades de conscientização continuarão ao longo da semana. Além da blitz, está programado o Terço da Rosas na 20ª Ciretran, uma Ação Educativa com crianças na sede da Unipar na quinta-feira (21), palestras e simulador de capotamento no Campus III na sexta-feira (22) e panfletagem no semáforo da Avenida Paraná e na Avenida Governador Ney Braga na segunda-feira (25).

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas