
Com estratégia criativa de vendas, umuaramense investe na produção de pipoca gourmet
A ‘Amoreco’, criada há quatro anos, provoca sensação em festas, eventos corporativos e nas ruas da cidade, levada numa ‘bike’ muito charmosa


Foi o tempo em que pipoca era apenas um grão de milho estourado com o calor e que se comia salgado ou adoçado. O lanche do recreio nas escolas ou dos momentos de assistir a filmes, no cinema ou em casa, subiu no próprio conceito: virou gourmet e agora vai para as festas finas.
E neste novo formato, nesta mudança de status de popular para chique, tem se tornado um investimento rentável. A umuaramense Angela Bigas Faganholo, 44 anos, percebeu a oportunidade e imergiu no projeto ‘Amoreco Pipocas Gourmet’.
Com parceria do marido, Rafael Faganholo, 39 anos, estudou o assunto, já focada na intenção de empreender [fez cursos e treinamentos], traçou planos, criou a marca e foi para a cozinha fazer os testes. Deu certo! Logo de início, foi um estouro de sucesso!
Formada em Administração e Direito, Angela diz que buscava uma alternativa de trabalho em domicílio. A maternidade a ‘obrigou’ a pensar nessa saída. “Tinha um bom emprego, mas queria ficar em casa cuidando da minha filha; tomei a decisão certa”, afirma a mãe da Rafaela, hoje com 6 anos.
A empresa e a marca ‘Amoreco’ foram criadas em 2019; de lá pra cá, já aponta um crescimento importante, em volume de vendas e em número de sabores: são cerca de vinte, entre doces, agridoces, frutados e salgados.
Na lista dos mais apreciados estão as de sabor ninho, tortinha de limão, abóbora com coco, paçoca, três amores, flor de sal e nozes; e ainda as trufadas e as de chocolate cacau 70%.

Segundo ela, a simplicidade operacional e o baixo investimento não significam que seja um negócio fácil; pelo contrário, requer bastante comprometimento e métodos especiais.
“Não é só pôr os grãos na pipoqueira e esperar… tem muita técnica e paciência envolvidas”, assegura a empresária, que dedica em torno de oito horas por dia nas tarefas de produção, atendimento, marketing e vendas [o setor financeiro e o de compras ficam por conta do marido].
Ela segue uma técnica americana, com o tipo de milho ‘mushroom’, que depois que estoura fica no formato arredondado. O segundo passo é a triagem: Angela só aproveita os que ficam bem redondinhos [os outros, descarta]. “Confiro grão a grão”, salienta.
Em seguida, vem a caramelização e por último a saborização. “Em todas as receitas só usamos ingredientes de boa qualidade; disso, fazemos questão”, garante a empresária, informando que nenhuma leva conservante. “O resultado é uma pipoca com crocância excepcional e sabor apurado; impossível resistir!”.

Vai de bike!
Angela e Rafael capricharam na escolha do nome [palavra relacionada com amor] e numa das estratégias de marketing: inventaram uma bicicleta adaptada para servir de expositor, muito charmosa!
Na verdade, não é bi, é tri… tem três rodas, pois nela está acoplada uma caixa de 150cmx70cm, feita de madeira de demolição [peroba], que serve de balcão e armário. Uma cesta de flores na garupa e um guarda-sol fazem parte da composição.
Com ela, o casal faz apresentação do produto nas ruas de Umuarama. Aos sábados, eles passam horas num ponto Avenida Paraná, mostrando para as pessoas os diferenciais da ‘Amoreco’, com embalagens para venda e para degustação.
“Ficar fazendo propaganda só no Instagram, não dá; as pessoas têm que ver que a ‘Amoreco’ é de verdade e existe para cumprir seu propósito de adoçar!”, alega Angela, dizendo que a ‘bike’ tem chamado a atenção, despertando curiosidade. “A receptividade tem nos surpreendido! Nós recebemos muitos elogios!”, orgulha-se.
Mas a ‘bike’ da ‘Amoreco’ foi criada, principalmente, para levar a pipoca gourmet às festas infantis, aniversários, casamentos, chás de bebê, reuniões corporativas, entre outros eventos sociais sugerida como mimo. “Tem sido muito requisitada e estamos muito felizes pela projeção que a marca conquistou; podemos dizer que já temos um público fidelizado!”
A ‘Amoreco’ é vendida por encomenda e em três pontos na cidade: na doceria Divino Gourmet, na padaria Eccopane e no restaurante Imperador. Em datas comemorativas, os pedidos triplicam. “Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Festas Juninas, Dia do Professor, Natal e em muitas outras sempre vai bem uma pipoquinha, ainda mais gourmet, não é?!”.

Memória afetiva
A pipoca gourmet é promissora como empreendimento não só porque é deliciosa. Existe uma razão maior em nossas experiências que a envolve: tornou-se um símbolo de afeto com sabor de nostalgia.
Partindo dessa premissa, a ‘Amoreco’ anuncia-se com o slogan ‘Desde 2019 pipocando para deixar memória afetiva’. Há quem diga que a fragrância incomparável e a textura estaladiça fazem o simples lanche nos transportar para momentos nostálgicos.
“As lembranças de festas de infância, das idas ao parque e ao cinema, muitas vezes estão entrelaçadas com o cheiro e o sabor da pipoca que comíamos”, atesta Angela. “É mais que um lanche delicioso; ela nos conecta a momentos especiais, por isso acredito que alcançaremos nossos objetivos neste negócio!”
== Saiba mais acessando https://www.instagram.com/amorecopipocasgourmet/









