
Fake News: vídeo sobre sequestro de criança em Umuarama é falso
A informação sobre o sequestro de uma criança de 3 anos, supostamente ocorrido no bairro Jardim Alvorada, em Umuarama, foi […]


A informação sobre o sequestro de uma criança de 3 anos, supostamente ocorrido no bairro Jardim Alvorada, em Umuarama, foi desmentido pelas autoridades policiais. O vídeo, que circula em grupos de WhatsApp, traz a foto da criança e um áudio atribuído à avó da suposta vítima.
Na narrativa do vídeo, a criança teria sido retirada do carro dos pais por um casal e levada em um Volkswagen Gol prata. Além disso, alega-se que a residência da família estaria rodeada por policiais.
A Polícia Militar de Umuarama confirmou que a informação é falsa. O vídeo em questão é antigo e de tempos em tempos volta a circular. Tal prática, conhecida como Fake News, ocorre devido à disseminação indiscriminada de mensagens sem a devida verificação.
As autoridades recomendam que, antes de compartilhar qualquer informação, as pessoas devem consultar fontes de imprensa locais para verificar a veracidade dos fatos. Compartilhar informações falsas não só causa pânico e risco à vida, mas também constitui um crime passível de punição legal.